Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 27/12/2018
Portaria do Detran-MS traz critérios para Transporte Escolar
Compartilhar Notícia
Foto: Katiuscia Fernandes


Detran-MS publicou portaria fixando critérios e procedimentos para a emissão de autorização de circulação de veículos utilizados no transporte escolar. A partir de agora os veículos que atendem estudantes em Mato Grosso do Sul deverão passar semestralmente por inspeções de segurança veicular, realizadas por Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs ) ou por Entidade Técnica Pública ou Paraestatal (ETP).

 

As inspeções são feitas de forma visual e mecanizada, utilizando equipamentos seguindo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de serem registradas em vídeo.

 

Segundo a portaria, as empresas que irão realizar o serviço precisam ser licenciadas pelo Denatran e acreditadas pelo Inmetro conforme prevê resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A relação de veículos autorizados e não autorizados será encaminhada pelo Detran ao Ministério Público e demais entidades fiscalizadoras, mensalmente.

 

Em Mato Grosso do Sul existem quatro ITLs e uma ETP licenciadas: três em Campo Grande, uma em Dourados e uma em Três Lagoas. Em reunião no dia 29 de novembro, representantes das empresas afirmaram ter capacidade de atendimento e se comprometeram em negociar valores diferenciados para os veículos escolares.

 

A frota de Transporte Escolar no Estado é de 3.399 veículos. Destes, 40% pertencem às prefeituras.


Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados