Página Inicial | DOMINGO, 22 DE SETEMBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 12/01/2016
Candidatos do Estado no Sisu têm bônus para inscrição no IFMS
Compartilhar Notícia
Podem se inscrever estudantes que prestaram o Enem em 2015 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação e em todas as áreas do conhecimento (Foto: Divulgação)


Estudantes do Estado que optarem por uma das 640 vagas na graduação no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) terão bônus de 20% na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.


A regra é válida para os candidatos que residem na área de abrangência dos campi com oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o 1º semestre de 2016. Os municípios da área de cada campus constam no edital publicado Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.


Para usufruir do benefício, o candidato deve optar pela modalidade ação afirmativa local – bônus, no ato de inscrição no Sisu. A condição deverá ser confirmada na matrícula, caso o estudante seja selecionado.


As áreas de abrangência dos municípios onde há um campus do IFMS foram definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que estabelece os objetivos e as metas institucionais até 2019.


Sisu


São ofertadas sete opções de cursos superiores de tecnologia, um bacharelado e uma licenciatura. As vagas são para Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Naviraí, que oferece graduação pela primeira vez. O IFMS de Naviraí contempla alunos das cidades de Naviraí, Juti, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo e Japorã.


As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do Sisu até a próxima quinta-feira, 14. Podem se inscrever estudantes que prestaram o Enem em 2015 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação e em todas as áreas do conhecimento.


Ação afirmativa


Além do bônus para residentes do Mato Grosso do Sul, o IFMS reserva metade das vagas aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública.


Do total de vagas reservadas, 50% são destinadas a quem comprovar renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. Há cotas também aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.


Primeira chamada


A divulgação está prevista para o dia 18 de janeiro. As matrículas deverão ser feitas nos dias 22, 25 e 26. Os candidatos que não forem selecionados deverão se inscrever na lista de espera entre os dias 18 e 29 de janeiro, na página do Sisu.


A relação de inscritos na lista de espera será usada pelo IFMS para realizar as chamadas subsequentes a partir de 2 de fevereiro.


Fonte: Da redação







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados