Candidatos do Estado no Sisu têm bônus para inscrição no IFMS
Estudantes do Estado que optarem por uma das 640 vagas na graduação no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) terão bônus de 20% na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.
A regra é válida para os candidatos que residem na área de abrangência dos campi com oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o 1º semestre de 2016. Os municípios da área de cada campus constam no edital publicado Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
Para usufruir do benefício, o candidato deve optar pela modalidade ação afirmativa local – bônus, no ato de inscrição no Sisu. A condição deverá ser confirmada na matrícula, caso o estudante seja selecionado.
As áreas de abrangência dos municípios onde há um campus do IFMS foram definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que estabelece os objetivos e as metas institucionais até 2019.
Sisu
São ofertadas sete opções de cursos superiores de tecnologia, um bacharelado e uma licenciatura. As vagas são para Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Naviraí, que oferece graduação pela primeira vez. O IFMS de Naviraí contempla alunos das cidades de Naviraí, Juti, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo e Japorã.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do Sisu até a próxima quinta-feira, 14. Podem se inscrever estudantes que prestaram o Enem em 2015 e que tenham obtido nota acima de zero na prova de redação e em todas as áreas do conhecimento.
Ação afirmativa
Além do bônus para residentes do Mato Grosso do Sul, o IFMS reserva metade das vagas aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública.
Do total de vagas reservadas, 50% são destinadas a quem comprovar renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. Há cotas também aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
Primeira chamada
A divulgação está prevista para o dia 18 de janeiro. As matrículas deverão ser feitas nos dias 22, 25 e 26. Os candidatos que não forem selecionados deverão se inscrever na lista de espera entre os dias 18 e 29 de janeiro, na página do Sisu.
A relação de inscritos na lista de espera será usada pelo IFMS para realizar as chamadas subsequentes a partir de 2 de fevereiro.
Fonte: Da redação
www.naviraidiario.com.br