Com foco em professores e coordenadores de ensino infantil, fundamental e médio das redes pública e particular, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizará o curso de capacitação docente em Psicologia Pedagógica Concreta. Serão oferecidas 200 vagas, com inscrições de 1º a 19 de agosto.
O certificado será de 60 horas e as aulas acontecerão de agosto a dezembro de 2011, sempre aos sábados à tarde, nos dias: 27 de agosto; 3, 10, 17 e 24 de setembro; 1, 8, 22 e 29 de outubro; 5, 12, 19 e 26 de novembro; e 3 e 10 de dezembro. As aulas serão no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), na Unidade II da UFGD, Cidade Universitária.
O curso é coordenado pelo professor Cristiano Longo, do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UFGD.
Para a inscrição é preciso enviar mensagem com o título “Inscrição em Curso de Capacitação” para o e-mail cristianolongo@ufgd.edu.br, informando nome completo, RG, data de nascimento, local de atuação profissional, endereço residencial, telefone/celular para contato e e-mail.
Programação do Curso:
UNIDADE 1. Apresentação do Curso.
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O Professor e seu papel: ou da “Psicologia do Mestre” e dos objetivos da capacitação;
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função primordial do educador e da escola.
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Distribuição de material instrucional apostilado e orientações sobre leituras básicas e complementares do Curso;
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Critérios de avaliação.
UNIDADE 2. Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Pedagógica Vigotskiana
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Psicologia Sócio-Histórica: o materialismo histórico e dialético, a lingüística russa, a antropologia e o espinosismo.
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Constructos teóricos fundamentais: aprendizado, desenvolvimento, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento real e potencial, mediação simbólica ou semiótica, periodização do desenvolvimento psicológico, linguagem, sentido e significado, atividade, o brincar, constituição do psiquismo, internalização do real.
UNIDADE 3. Do Processo Pedagógico ou da Tarefa Educacional
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Educação como Re-Criação da Vida;
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Escola como contexto de constituição das singularidades: relações interpessoais, processos de subjetivação, relação professor-aluno, atividades pedagógicas, contexto, aprendizagem e desenvolvimento;
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Concepção de aluno e concepção de professor;
UNIDADE 4. Educação pelo Trabalho e pela Arte
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Estruturação de atividades pedagógicas envolvendo situações de trabalho coletivo e criativo;
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estruturação de situações-problemas em sala de aula;
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Discussão e análise de casos;
UNIDADE 5. Metodologia de Pesquisa Científica em Psicologia Escolar e Pedagogia
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Definição de temas e problemas de investigação em contexto escolar;
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Metodologia do trabalho acadêmico e elaboração de Projeto de Pesquisa em Contexto Escolar;
-Instrumentos de pesquisa.
UNIDADE 6. Temáticas Contemporâneas e fenômenos emergentes em contexto Escolar
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Violência na escola e violência da escola;
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Indisciplina, desinteresse, desmotivação: etiologia do fracasso escolar;
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Cidadania e direitos humanos na escola;
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as novas configurações subjetivas na infância e adolescência;
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orientação da afetividade, da moralidade e profissional a partir da escola.
Fonte: Assessoria