UFGD realizará curso de capacitação em Psicologia Pedagógica Concreta

Postada por: Andrey Vieira | Data 21/06/2011 | Imprimir


Com foco em professores e coordenadores de ensino infantil, fundamental e médio das redes pública e particular, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizará o curso de capacitação docente em Psicologia Pedagógica Concreta. Serão oferecidas 200 vagas, com inscrições de 1º a 19 de agosto.


O certificado será de 60 horas e as aulas acontecerão de agosto a dezembro de 2011, sempre aos sábados à tarde, nos dias: 27 de agosto; 3, 10, 17 ­e 24 de setembro; 1, 8, 22 e 29 de outubro; 5, 12, 19 e 26 de novembro; e 3 e 10 de dezembro. As aulas serão no Anfiteatro da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), na Unidade II da UFGD, Cidade Universitária.


O curso é coordenado pelo professor Cristiano Longo, do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UFGD.


Para a inscrição é preciso enviar mensagem com o título “Inscrição em Curso de Capacitação” para o e-mail cristianolongo@ufgd.edu.br, informando nome completo, RG, data de nascimento, local de atuação profissional, endereço residencial, telefone/celular para contato e e-mail.


Programação do Curso:


UNIDADE 1. Apresentação do Curso.


 •
O Professor e seu papel: ou da “Psicologia do Mestre” e dos objetivos da capacitação;

 •
função primordial do educador e da escola.


 •
Distribuição de material instrucional apostilado e orientações sobre leituras básicas e complementares do Curso;


 •
Critérios de avaliação.


UNIDADE 2. Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Pedagógica Vigotskiana


 •
Psicologia Sócio-Histórica: o materialismo histórico e dialético, a lingüística russa, a antropologia e o espinosismo.


 •
Constructos teóricos fundamentais: aprendizado, desenvolvimento, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento real e potencial, mediação simbólica ou semiótica, periodização do desenvolvimento psicológico, linguagem, sentido e significado, atividade, o brincar, constituição do psiquismo, internalização do real.


UNIDADE 3. Do Processo Pedagógico ou da Tarefa Educacional


 •
Educação como Re-Criação da Vida;


 •
Escola como contexto de constituição das singularidades: relações interpessoais, processos de subjetivação, relação professor-aluno, atividades pedagógicas, contexto, aprendizagem e desenvolvimento;


 •
Concepção de aluno e concepção de professor;


UNIDADE 4. Educação pelo Trabalho e pela Arte


 •
Estruturação de atividades pedagógicas envolvendo situações de trabalho coletivo e criativo;


 •
estruturação de situações-problemas em sala de aula;


 •
Discussão e análise de casos;


UNIDADE 5. Metodologia de Pesquisa Científica em Psicologia Escolar e Pedagogia


 •
Definição de temas e problemas de investigação em contexto escolar;


 •
Metodologia do trabalho acadêmico e elaboração de Projeto de Pesquisa em Contexto Escolar;


-Instrumentos de pesquisa.


UNIDADE 6. Temáticas Contemporâneas e fenômenos emergentes em contexto Escolar


 •
Violência na escola e violência da escola;


 •
Indisciplina, desinteresse, desmotivação: etiologia do fracasso escolar;


 •
Cidadania e direitos humanos na escola;


 •
as novas configurações subjetivas na infância e adolescência;


 •
orientação da afetividade, da moralidade e profissional a partir da escola.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br