Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 22/09/2016
Urnas que serão utilizadas em Naviraí e Itaquiraí são inseminadas
Compartilhar Notícia
Urnas que serão utilizadas em Naviraí e Itaquiraí foram preparadas (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Servidores Tribunal de Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) terminaram na quarta-feira (21), o trabalho de inseminação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais de 02 de outubro em Naviraí e Itaquiraí, municípios que compõem a 2ª Zona Eleitoral.

O trabalho para preparar as urnas eletrônicas durou dois dias e foi coordenado pelo técnico do TRE-MS, Daniel Flores, sob a supervisão do Juiz Eleitoral Eduardo Magrinelli Junior e o Promotor Eleitoral Daniel Pívaro Stadniky.

 

Para a Folha de Naviraí, o técnico do TRE explicou que cada urna leva em média 20 minutos para ser preparada. São 198 urnas sendo preparadas, sendo que 160 serão utilizadas e o restante ficará na contingência (reserva).

 

Para atender o eleitorado dos dois municípios, que juntos somam 50.062 eleitores aptos a votar, a Justiça Eleitoral designou 22 locais de votação que juntas abrigarão 160 seções. Em Naviraí são 36.024 eleitores aptos a votar, com 14 locais de votação e 112 seções. Para Itaquiraí são 14.038 eleitores, com 08 locais de votação e 48 seções.

 

A inseminação das 198 urnas eletrônicas, se resume na transferência dos dados dos eleitores e dos candidatos para as urnas. Também são feitos os testes para verificar as condições técnicas de cada urna.

 

– Esse é um dos processos mais solenes que temos nesta fase final de preparação para o dia das eleições. Por isso que neste ato é importante a presença da imprensa, de representantes das coligações e dos candidatos, pois é uma fase importante e de total transparência por parte da Justiça Eleitoral – disse o Juiz da 2ª Zona Eleitoral, Eduardo Magrinelli Júnior.

 

Acompanhando de perto todo o processo de inseminação das urnas, o Promotor Eleitoral Daniel Pívaro Stadniky ressalta que as urnas eletrônicas são seguras e imunes a qualquer tentativa de fraude.

 

– Nós temos acompanhado todo esse processo eleitoral, não só em relação às urnas eletrônicas, mas em relação a todas as demais questões. Por isso, podemos garantir aos eleitores de Naviraí e de Itaquiraí, que o procedimento está sendo feito dentro do que a Lei determina, ou seja, a vontade do eleitor será efetivamente captada pelas urnas eletrônicas no dia da eleição, no dia 02 de outubro de 2016. Aquilo que o eleitor deseja estará representado nas urnas eletrônicas de Naviraí e de Itaquiraí – ressalta o Promotor Eleitoral.

 

Sirlene Shiota, chefe do Cartório Eleitoral, explicou para a Folha de Naviraí que além do técnico do Tribunal Regional Eleitoral, que é quem coordenada a inseminação das urnas, esta fase de preparação para as eleições municipais conta com a participação quatro técnicos de urna que foram preparados para transferir os dados dos eleitores e dos candidatos para as urnas.

 

– Já estamos preparando as escolas que serão utilizadas como locais de votação, fizemos uma ampla vistoria em todas elas e estamos checando as tomadas de energia elétrica em cada uma delas, para que não haja nenhum imprevisto no dia da eleição – explica a chefe do Cartório Eleitoral.

 

Nas eleições de 2014, apenas uma urna apresentou problema técnico e teve que ser substituída em Naviraí.

 

– Raramente as urnas apresentam problema. Mas, por questão de precaução mais de trinta ficarão na contingência. Mesmo com a possibilidade de utilização das urnas eletrônicas através de bateria, também deixamos 30 urnas de lona que, somente em último caso serão utilizadas. Porém, desde que as urnas eletrônicas foram implantadas nas eleições, nunca houve a necessidade de utilizar uma de lona – finaliza Sirlene Shiota, Chefe do Cartório Eleitoral de Naviraí.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados