Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 31/08/2015
Saúde prorroga vacina contra poliomielite até sexta-feira em MS
Compartilhar Notícia
Pais ou responsáveis devem levar as crianças até o posto de saúde mais próximo para que sejam vacinadas (Foto: Divulgação)


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) prorrogou até sexta-feira (04) o prazo para a vacinação contra a pólio em todo Estado. Com apenas 65% de cobertura vacinal no Estado, a extensão foi confirmada para que os municípios possam atingir a meta de 95% de vacinação. Em Mato Grosso do Sul cerca de 180 mil crianças devem ser vacinadas, com faixa etária de 2 meses a 4 anos de idade.


Pais ou responsáveis devem levar as crianças até o posto de saúde mais próximo para que sejam vacinadas. As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança. A proteção contra o vírus é realizada com duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida, e uma dose da vacina oral, aos seis meses.


Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.


Para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.


Fonte: SES







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados