Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 23/03/2020
Saúde de Naviraí se mobiliza para o enfrentamento ao novo coronavírus
Compartilhar Notícia
Gerente de Saúde, Wellington Santussi, ao lado da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Danila Queiróz, durante entrevista para a imprensa local (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


“O momento é de isolamento, não é de férias”. Essa foi uma das afirmações do gerente de Saúde da Prefeitura de Naviraí, Wellington Santussi, feita durante entrevista concedida a imprensa local, na tarde de sexta-feira (20/03), em frente ao Paço Municipal.

 

Segundo o gerente de Saúde, o Hospital Municipal está se preparando para receber e atender eventuais casos de corononavírus, a Covid-19. Para ele, não se pode incorrer no mesmo erro de países da Europa, que criaram mecanismos de isolamento social de forma tardia.

 

– Isso fez com que a progressão de contágio fosse muito grande – afirmou.

 

Ao lado da enfermeira e coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Danila Queiróz, o gerente de Saúde lembrou que é momento de cuidar das crianças, dos idosos e toda população.

 

– Os idosos devem evitar ao máximo se expor. Se tiver que ir comprar algo, vá em horários de pouco movimento ou peça para alguém ir no lugar da pessoa idosa. Essa é uma forma de demonstrar o amor e o carinho que tem com seu familiar – diz Wellington Santussi, concluindo que os servidores da Saúde estão se desdobrando para cuidar da população.

 

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica destacou que é importante lembra que um telefone está a disposição da população, para obter informações sobre a Covid-19, para se obter as informações oficiais e evitar a disseminação das fake News.

 

– Se alguma pessoa tiver alguma dúvida, entre em contato através do telefone (67) 9-8478-7302. Verifiquem de onde surgiu a mensagem, se é verdade ou não, antes de sair replicando pelas redes sociais – esclareceu Danila Queiroz.

 

Profissionais da Saúde

O gerente de Saúde informou neste final de semana que em eventual surgimento de casos de profissionais da Saúde (médicos, enfermeiros e outros) com sintomas da Covid-19, por estarem na “linha de frente” de combate ao coronavírus, estes serão isolados no Centro de Formação Diocesano, localizado no prolongamento da Avenida Amélia Fukuda, na saída para Itaquiraí, local que é mantido pela Diocese de Naviraí.

 

Sintomas

Os principais sintomas da Covid-19 (doença provocada pelo coronavírus) são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar. Para se prevenir é preciso reforçar os hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o rosto ao tossir e evitar aglomerações, assim como o compartilhamento de objetos pessoais.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados