Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 24/07/2014
Saúde de Naviraí implanta o Parto Humanizado
Compartilhar Notícia
Salas foram adequadas para início do projeto. (Foto: Assessoria)


Implantado nesta quarta-feira (23) pela prefeitura de Naviraí, com apoio do Rotary Integração, o Parto Humanizado chega para mudar a história e oferecer melhora no acolhimento à futura mamãe e seu bebê. Duas novas salas de Pré-Parto, Parto e Pós Parto (PPP), com novos leitos e aparelhos foram implantados visando colocar a mulher em situação de protagonismo quanto ao procedimento, respeitando suas necessidades físicas, psicológicas e emocionais, sem se utilizar da mecanização e do padrão hospitalar para conceber um nascimento.


A ideia surgiu após uma capacitação de enfermeiros do Hospital Municipal durante o curso de Humanização no Parto. De acordo com a gerente, Renata Sena Moraes Hervatini, durante as aulas, os profissionais do centro obstétrico aprenderam a realizar exercícios com as gestantes para facilitar e dar conforto no trabalho de parto, para que o mesmo seja de forma natural e humanizado e diminua assim o número de cesárias realizadas na unidade. “As gestantes irão fazer alguns exercícios com bola de parto e outros aparelhos e, em último caso, encaminhamos para a cirurgia”, explicou a Gerente.


Segundo Renata, a parceria com o Rotary Club Naviraí Integração, que doou parte do material para implantação das salas foi fundamental no processo. “São coisas simples mais que faz a diferença. Um sonho que buscamos há oito anos, os enfermeiros queriam uma mudança e compraram essa ideia”, disse Renata ao ressaltar que este é o pontapé para implantação do Programa Rede Cegonha.


Representando o prefeito Léo Matos, na inauguração do projeto, o gerente de Finanças da Prefeitura Adelvino Freitas, destacou o investimento feito no último ano em capacitação de servidores e ressaltou o volume de investimentos na saúde pública do município. Ele explica que este ano foi investido R$ 17.5 milhões em saúde, representando 23% da arrecadação do município, onde a Lei obriga gastar 15%, ou seja, são 8% a mais do que obrigatório.


O médico anestesista e presidente do Rotary Club Naviraí Integração Joao Luiz Rosenbaum Filho, lembrou que a entidade doou bolas de pilates, colchonetes, banquetas, cadeiras e adesivos para implantação do Parto Humanizado. “O projeto nos contagiou, uma parceria que vem colaborar com a saúde do nosso município”, comentou.


Fonte: Ta na mídia Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados