Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 19/09/2019
Programa de prevenção Odontologia para Bebês trará atendimento a Naviraí neste sábado
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação


O município de Naviraí recebe neste sábado (21/09), às 8h, atendimentos e palestras sobre saúde bucal com o programa de prevenção “Odontologia para Bebês”.

 

O programa foi idealizado para levar conhecimentos odontológicos aos pais, colaborando assim, para a prevenção e manutenção dos dentes e gengivas dos pequenos, de zero a cinco anos.

 

Esses atendimentos são uma extensão do existente em Campo Grande, desde 2006, e funcionam no mesmo formato que o da Capital. A odontóloga Heloisa Helena Nunes da Cunha é a profissional responsável pelo programa, juntamente com a auxiliar de Saúde Bucal Sabrina Crivelli.

 

A odontóloga Heloisa Helena Nunes da Cunha explica que o “Odontologia para Bebês” oferece esse tipo de atendimento especial há mais de 10 anos e que “ele foi criado com a intenção de melhorar a saúde bucal das crianças e prevenir problemas futuros”.

 

A dentista afirma ainda que quanto mais precoce é feita a prevenção, melhor é para a saúde da criança e, depois, do adulto. “O primeiro contato que a gente tem com os pais é por meio de uma palestra de orientação educativa e preventiva. Depois a gente faz o atendimento clínico, se necessário”.

 

Para a diretora de Assistência Odontológica da Cassems, Denise Sakae, a expansão do programa mostra que o método adotado, baseado na prevenção e na promoção da saúde bucal, é eficaz por apresentar resultados satisfatórios na criança e familiares, uma vez que, ao receberem informações corretas, ocorre a mudança de hábitos nocivos, bem como a prevenção de problemas bucais.

 

“A intenção da Caixa dos Servidores é expandir o atendimento para o interior levando os benefícios do atendimento precoce que, além de resultar em saúde bucal, se torna uma rotina de cuidados”.

 

Odontologia para Bebês                                                                                        

O programa foi criado, em 2006, com a intenção de melhorar a condição de saúde bucal das crianças e prevenir problemas futuros. Quanto mais precoce a prevenção e o atendimento, melhor para a saúde da criança. O primeiro contato é com os pais por meio de uma palestra de orientação educativa e preventiva. Depois o atendimento é realizado, caso haja necessidade. A expansão do programa visa levar para o interior esse atendimento precoce.

 

Para participar do programa, os pais devem se cadastrar para as palestras, onde eles terão informações sobre hábitos alimentares, higienização, traumas, entre outros. Após a palestra, é realizada a primeira consulta clínica do bebê com atendimento individual e os pais são orientados de acordo com a faixa etária da criança.

 

Algumas crianças chegam para o primeiro atendimento já com atividade de cáries que são decorrentes, na maioria dos casos, de hábitos nocivos como mamadas ao seio durante a noite, mamadeiras açucaradas, associados à falta de higiene. Devido a este quadro, no programa também são realizados procedimentos restauradores e preventivos. Os retornos serão trimestrais, até a criança completar cinco anos de idade, quando deverá ser direcionada à Odontopediatria. (***Com informações da Assessoria de Comunicação Cassems)


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados