Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 27/03/2015
Para PRF, nova lei que exige exame toxicológico poderá ajudar a reduzir acidentes
Compartilhar Notícia
Motoristas de veículos pesados precisam realizar os exames periodicamente (Foto: Rodrigo Bossolani)


Para finalizar a série de reportagens sobre o uso de drogas por caminhoneiros na busca de se manter acordados para enfrentar longos períodos de trabalho, o Dourados News abordará sobre a nova obrigatoriedade de um exame toxicológico para esses profissionais.


A nova lei que começa valer a partir de 30 de abril e obriga os motoristas nas categorias C, D e E a passarem pelo teste de “larga janela” para obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação deve contribuir para a diminuição de acidentes nas estradas de Mato Grosso do Sul. A afirmação é do inspetor da PRF, Ozanan Catelan que cita que no Estado o efeito dessa regulamentação deverá ser positivo, visto também o grande tráfego de veículos de carga na região.


O inspetor cita que é comum acidentes que envolvem caminhoneiros cuja a causa é definida como “falta de atenção”. Para ele, muitos destes podem estar diretamente ligados ao uso de drogas.


“Não temos como comprovar o uso desses entorpecentes, o que acaba por limitar nosso trabalho. Acredito sim que o consumo de drogas como as anfetaminas e a cocaína devem favorecer esse tipo de acidente pelos sintomas que causam e com a nova lei, trabalhando nessa coibição, penso que isso vai diminuir”, relata.


Ainda de acordo com ele, a periodicidade deste teste que ainda está sendo definida, é também de bastante importância. “Penso que isso deve ser analisado com uma boa frequência para realmente ter um bom resultado”, destaca.


Catelan comenta que a nova medida reforça a priorização da qualidade de vida dos profissionais, junto a lei que estabelece a carga horária correta -8 horas- para os mesmos. Ele lembra ainda que as estradas de MS são carentes em pontos de descansos para esses trabalhadores, o que dificulta o cumprimento das horas estabelecidas de trabalho e repouso.


“Não temos pontos de paradas nas estradas para esses trabalhadores como deveria ser e por isso fica difícil ter um correto controle do tempo de direção e volante destes. Acredito que agora com a privatização teremos mais pontos e a situação seja melhor. Essas leis devem andar aliadas em benefício desses motoristas e de mais segurança” pontuou.


Entenda mais sobre a nova lei


O exame toxicológico de "larga janela" será usado para verificar o consumo de drogas por longos períodos. Para conseguir a autorização para obter ou renovar a CNH, o motorista deve obter resultados negativos para um período mínimo de 90 dias, retroativos à data da coleta.


O exame, que deverá ser feito em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito, vai testar, no mínimo, a presença de maconha e derivados, cocaína e derivados incluindo, crack e merla, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína, ecstasy (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina. A análise será feita por meio de material biológico que poderá ser cabelos, pelos ou unhas.


Caso o laudo, que terá validade de 30 dias, constate o uso de drogas ou substâncias proibidas, o motorista será considerado inapto temporariamente.


Os motoristas que não se submeterem ao exame também serão considerados inaptos temporários ou inabilitados enquanto não apresentarem o laudo negativo do exame toxicológico.


Fonte: Dourados News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados