Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 05/10/2015
Padre Alex concelebra missa com Papa Francisco nos E.U.A.
Compartilhar Notícia
Pároco de Naviraí concelebrou missa com o Papa Francisco nos E.U.A (Foto: Divulgação)


De 25 a 27 de setembro, aconteceu na cidade de Philadelphia, nos Estados Unidos, o “Word Meeting of Families” – Encontro Mundial das Famílias, com o Papa Francisco. Pe. Alex Messias, pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima, participou de três momentos com o Papa: Discurso no Independece Mall (memorial da Independência dos E. U.A), The Festival of Families – Festival das famílias e a missa conclusiva, celebrada domingo (27/09) no Benjamin Franklin Parkway.


“Foi contagiante compartilhar da presença carismática do Sucessor de Pedro, o papa, e perceber sua alegria, humildade e voz profética.” Afirmou Pe. Alex. Aproveito para partilhar um breve resumo do discurso do Papa, no independence Mall, sobre a globalização, liberdade religiosa e imigração: “neste lugar que foram proclamadas pela primeira vez as liberdades que definem este país, a declaração da liberdade afirmou que todos os homens e mulheres são criados iguais, que são dotados pelo seu Criador de alguns direitos inalienáveis e que os governos existem para proteger e defender tais direitos. Vivemos num mundo sujeito à globalização tecnocrático, que visa conscientemente uma uniformidade unidimensional e procura eliminar todas as diferenças e as tradições numa busca superficial de unidade, por isso mesmo,  a liberdade religiosa implica certamente o direito de adorar a Deus, individual e comunitariamente, como a nossa consciência dita.”


Sobre a imigração, assunto polêmico nos Estados Unidos, que soma mais de 11 milhões de imigrantes clandestinos, O Papa disse sua mensagem a população hispânica e americana: “muito de vós são imigrantes neste país, pagando pessoalmente um alto preço, mas com a esperança de construir uma nova vida. Não vos envergonheis das vossas tradições. Também vós sois chamados a ser cidadãos responsáveis e a contribuir para a vida das comunidades onde viveis. Os Estados Unidos iniciou sua história com imigrantes e um povo que recorda sua memória não comete os erros do passado no presente; pelo contrário, olha confiante para os desafios do presente e do futuro.”


No festival of families, durante a apresentação de vários artistas internacionais, como Andrea Bocelli,  entre outros, e o testemunho de algumas famílias, o Papa com pulso firme e bem humorado ressaltou que Jesus não nasceu no shopping, lojas ou galerias; nasceu numa família, e hoje, deseja continuar nascendo em nossas famílias. É preciso cuidar da família como um todo, de maneira particular das crianças que são indefesas e dos avós que guardam e transmitem a memória da família.


Durante a missa conclusiva de sua visita aos EUA, com mais de 1 milhão de fiéis, o Papa enfatizou: “Que tipo de mundo queremos deixar aos nossos filhos? Gestos como o prato quente de quem espera para jantar, como o café da manhã de quem sabe acompanhar o levantar na alvorada. São gestos familiares. É a benção antes de dormir, e o abraço ao regressar duma jornada de trabalho. O amor exprime-se em pequenas coisas, na atenção aos detalhes de cada dia que fazem com que a vida sempre tenha sabor de casa. Que  nossos filhos encontrem em nós pontos de referencia para a comunhão, não para a divisão. Nós cristãos, discípulos do Senhor, pedimos a famílias do mundo que nos ajudem. Somos tantos a participar nesta celebração e isto, já é algo profético, uma espécie de milagre no mundo de hoje que está cansado de inventar nova divisões.” O Papa terminou sua homilia com uma pergunta emblemática, espécie de lição para casa: “na minha casa, grita-se ou fala-se com amor e ternura? É uma boa maneira de medir nosso amor.”


“Diante do testemunho e discurso o papa, somos convidados a levar adiante uma Igreja alegre, humilde e profética. Não basta dizer: “gosto deste Papa”, é preciso também nós cristãos vivermos de maneira autentica nossa fé, tornando nossa família, comunidade e social, espaços de unidade, simplicidade e fraternidade.” Concluiu padre Alex, que retornou a Naviraí, na última sexta-feira (02/10) dos Estados Unidos.


Fonte: PASCOM







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados