Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 27/05/2015
Naviraí já notificou mais 900 casos suspeitos de Dengue em 2015
Compartilhar Notícia
Servidores do Núcleo de Controle trabalham para controlar a Dengue em Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


O Núcleo de Controle de Vetores da prefeitura de Naviraí está intensificando as atividades que visam eliminar os criadouros do mosquito transmissor da Dengue. Dados obtidos pela Folha de Naviraí apontam que os casos notificados e confirmados da doença nestes primeiros cinco meses de 2015 , já ultrapassam os números de 2014 quando a Gerência de saúde encerrou o ano com 233 casos notificados e somente 10 casos confirmados.


A situação, assim como na maioria dos municípios do País, é totalmente diferente em 2015 com o avanço da Dengue. Até a última sexta-feira, dia 22 de maio, no município de Naviraí já foram notificados 910 casos e outros 252 foram confirmados.


– O trabalho de conscientização com a população está sendo feito através de palestras, para que todos entendam que somente com uma ação conjunta é possível combater a Dengue. Cada um deve fazer a sua parte – explica Danila Silva de Queiroz, enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da Gerência Municipal de Saúde.


Os números apontam que mês a mês os casos de Dengue tem aumentado, mesmo com a aplicação do veneno de combate ao mosquito transmissor da Dengue através do carro de fumacê e da aplicação do veneno com as bombas costais nos bueiras das ruas e avenidas.


Os casos notificados foram: 66 em janeiro, 194 em fevereiro, 254 em março, 290 em abril e 106 até o dia 22 de maio. Quanto aos casos confirmados em 2015, no mês de janeiro foram 32, em fevereiro 75, no mês de março 77, outros 62 em abril e mais 06 neste mês de maio.


Depósitos infestados


Quanto aos depósitos onde os agentes de saúde mais encontram focos do mosquito da Dengue, a maior incidência (47,25%) ocorrem nos lixos, acúmulos de sucatas e entulhos. Em seguida vem os chamados pequenos depósitos móveis, que são as vasilhas de cachorros e vasos de flores responsáveis por 27,83% dos focos.


Até o momento 21.141 visitas domiciliares foram realizadas pela equipe de Controle de Vetores culminando com a eliminação de pouco mais de 28.500 depósitos com focos do mosquito Aedes aegypti. Os dados apontam que Naviraí possui atualmente um índice de infestação de 1,1%, ou seja, está com médio risco de infestação.


– Não há uma epidemia de Dengue no município, mesmo com o aumento de casos em relação ao ano passado. Não podemos baixar a guarda mesmo com a proximidade do inverno onde normalmente os casos diminuem – finaliza a enfermeira da Vigilância Epidemiológica.


Fonte: Folha de Naviraí/Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados