Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 19/04/2021
Município que não atualizar dados de vacinas não vai receber novas doses, adverte secretário de Saúde de MS
Compartilhar Notícia

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, fez nesta segunda-feira (19/04) um alerta aos municípios de Mato Grosso do Sul em relação a obrigatoriedade da atualização de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 nos sistemas federal (SI-PNI) e estadual (e-Vacine).

 

O secretário lembrou que é por meio do sistema federal que o Ministério da Saúde se baseia para a destinação de novos lotes de imunizantes aos estados. Ele advertiu que os municípios que não atualizarem essas informações não vão receber novas doses e antecipou que nesta quinta-feira (22/04), uma nova remessa pode chegar a Mato Grosso do Sul.

 

Em relação as 340 unidades de medicamentos do chamado “kit intubação” que o estado recebeu no sábado (17), Resende comentou que eles vão atender os hospitais por um período de 7 a 10 dias, que deve ser suficiente para a chegada dos medicamentos comprados pela própria secretaria estadual de Saúde (SES), pelos hospitais e também pelo Ministério da Saúde.

 

O secretário antecipou que nesta semana deve ser viabilizada com a doação de equipamentos pela empresa Suzano, de 10 novos leitos de terapia intensiva (UTI) em Dourados e mais 10 em Três Lagoas.

 

Ele disse que discute a abertura de mais 10 leitos de UTI em Campo Grande e apontou que com essas novas unidades, o estado chega ao seu limite e não tem mais como ampliar o número desses leitos.

 

Em relação aos dados da pandemia, Resende destacou a redução da taxa de contágio, que chegou a atingir 1,12 e nesta segunda caiu para 1,05. Lembrou que um bom sinal, mas que a meta é reduzir esse número para abaixo de 1.

 

Outros dados da pandemia

Casos confirmados nesta segunda: 699

Total de casos do estado: 237.714

Mortes confirmadas nesta segunda: 31

Total de mortes: 5.224

Pessoas infectadas em isolamento domiciliar: 11.560

Pacientes internados: 1.203

Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS: 96%


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados