Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 07/08/2019
Menos da metade dos eleitores de Naviraí fizeram o cadastro biométrico
Compartilhar Notícia
Cartório Eleitoral de Naviraí tem realizado, em média, 50 atendimentos diários para cadastramento biométrico (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


O cadastramento biométrico no município de Naviraí ainda não atingiu a metade dos eleitores. Apesar da obrigatoriedade, em Naviraí o cadastramento biométrico não tem data definida para ser finalizado.

 

Iniciado em Naviraí no dia 15 de fevereiro de 2017, até o momento menos da metade do eleitorado do município não realizou o cadastramento biométrico. É o que constata o relatório atualizado até a última sexta-feira (02/08) referente a biometria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

 

Os números atualizados da Justiça Eleitoral do MS apontam que dos 35.850 que compõem o eleitorado de Naviraí, 15.797 eleitores realizaram o cadastramento biométrico. Portanto, até o momento 44,06% dos eleitores que compõem a 2ª Zona Eleitoral de Naviraí realizaram o cadastramento biométrico.

 

Os dados do TRE-MS constatam que 20.053 eleitores do município seguem sem realizar a biometria. São 55,94% do eleitorado naviraiense que, mesmo com o serviço do Programa Biometria sendo executado no Cartório Eleitoral do município, ainda não procuraram o órgão para realizar o cadastramento biométrico.

 

A chefe do Cartório Eleitoral de Naviraí, Sirlene Shiota, esclarece que para facilitar o atendimento aos eleitores o agendamento pode ser feito em qualquer local que o eleitor tenha acesso a internet. Basta acessar o site da Justiça Eleitoral do Estado (TRE-MS) clicar no campo “agendamento de atendimento” que será realizado o agendamento com data e horário que o eleitor deverá comparecer no Cartório Eleitoral.

 

– O agendamento via internet traz mais comodidade ao eleitor, pois ele só virá ao Cartório Eleitoral no horário e data agendados previamente. No nosso município a biometria é realizada entre as 12 e 18 horas, que é o horário de atendimento ao público no Cartório Eleitoral, localizado na Avenida Iguatemi, nº 159, no centro de Naviraí – explica Sirlene Shiota.

 

Para quem já é eleitor de Naviraí, os documentos necessários para a realização do cadastramento biométrico são: cópias e originais de documentos pessoais de identidade, além de comprovante de residência atualizado.

 

A média de atendimento para a realização da biometria no Cartório Eleitoral de Naviraí atualmente é de 50 eleitores por dia. O número de atendimento chegou a ser o dobro, como explica a chefe do Cartório Eleitoral.

 

– No final de 2017, as filas eram enormes em frente ao Cartório Eleitoral quando chegamos a realizar 100 atendimentos por dia. Como os eleitores chegavam antes do início do expediente e formavam filas enormes em frente ao Cartório, a Justiça Eleitoral introduziu o agendamento eletrônico, acabando com as filas e facilitando para os eleitores – conclui Sirlene Shiota, chefe do Cartório Eleitoral de Naviraí.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados