Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 20/05/2017
Codesul cancela reunião de governadores que ocorreria na segunda-feira
Compartilhar Notícia
Foto: Arquivo


O secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Antonio Carlos de Pauli Bettega, comunicou no final da tarde de sexta-feira (19/05) o cancelamento da reunião dos governadores que integram o grupo, marcada para segunda-feira (22/05) em Florianópolis (SC). Uma nova data será marcada. Um dos assuntos que seria tratado no encontro de segunda-feira é a compra direta do gás boliviano.

 

Com a queda na arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por conta da redução da importação do gás natural da Bolívia pelo Gasbol, o governador Reinaldo Azambuja vem trabalhando para encontrar uma solução para evitar que Mato Grosso do Sul continue tendo prejuízos.

 

Faltando dois anos para encerrar o contrato com a Bolívia para a importação do produto pela Petrobras, Reinaldo Azambuja iniciou entendimentos para a importação direta do gás boliviano, e ele pretendia discutir esse assunto com os governadores de Mato Grosso, Pedro Taques, do Paraná, Beto Richa, de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, no encontro do Codesul em Florianópolis.

 

No início deste mês, Reinaldo Azambuja e Pedro Taques estiveram reunidos com o presidente da Bolívia, Evo Morales, para discutir essa questão. No encontro em Santa Cruz de La Sierra, que contou com a participação também de ministros bolivianos, foi manifestado também o interesse de se importar ureia da Bolívia e também de se firmar acordo bilateral para intercâmbio técnico e científico para desenvolver projetos agrícolas na Bolívia.


Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados