Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 27/11/2015
Aumenta o número de casos de Aids na região de Naviraí
Compartilhar Notícia
Serviço de Atenção Especializada em DST/Aids de Naviraí diagnosticou este ano 15 casos em pacientes com menos de 30 anos (Foto: Divulgação)


Na próxima semana, em 1º de dezembro, será comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para coletar dados locais sobre a real situação dos casos confirmados na região, a reportagem da Folha teve acesso a dados do SAE (Serviço de Atenção Especializada em DST/Aids e Hepatites Virais) que atende os municípios de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi, Japorã e Juti.
O levantamento aponta que atualmente o SAE acompanha 210 pacientes da região que estão vivendo com o vírus HIV. Sendo que destes, 85 pacientes, ou seja 40 %, são do município de Naviraí. Depois de Naviraí, os municípios que mais registram casos de HIV são Eldorado e Iguatemi.


Apesar de diversas companhas de prevenção serem realizadas incentivando o uso de camisinha, ainda há muita transmissão do vírus HIV. Anualmente cerca de 40 novos casos são diagnosticados na microrregião e metade desses casos (cerca 20 casos) são de moradores de Naviraí.


O SAE de Naviraí tem diagnosticado casos em pacientes muito jovens. Somente este ano 15 casos, são de jovens com menos de 30 anos. Em 05 casos, os jovens que apresentam prevalência de soropositivos tinham menos de 20 anos, o que indica que estão se contaminando nos primeiros relacionamentos.


Segundo a farmacêutica do programa DST/Aids de Naviraí, Sônia Kamitani Yokoro, hoje a transmissão do vírus, se dá basicamente por via sexual, ou seja, através de sexo sem proteção, sem uso de camisinha. As outras formas de transmissão que ocorriam no passado, como a transfusão de sangue e de mãe para filho durante o parto, praticamente não acontecem mais.


– A AIDS ainda não tem cura. Saber se a pessoa é ou não portadora do vírus HIV, é muito importante para prevenir as doenças oportunistas que podem ser muito graves. Quem tiver interesse em realizar o exame de HIV, pode procurar o SAE (Serviço de Atenção Especializada), que funciona no Centro de Saúde Naviraí. O teste é rápido, realizado em quinze minutos, é muito seguro e pode ser realizado com o fluido oral, portanto sem necessidade de coleta de sangue – explica Sônia.


O coquetel anti-retroviral de primeira escolha no tratamento, foi concentrado em um único comprimido que deve ser tomado uma vez ao dia, facilitando muito a adesão ao tratamento.
No SAE de Naviraí, o paciente recebe o acompanhamento com atendimento médico, são fornecidos medicamentos anti-retrovirais, há coleta de Carga viral e CD4, além de poder realizar o teste rápido para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.


Neste ano, por estar acontecendo em nosso município a Caravana da Saúde, os testes rápidos para HIV e atividades educativas do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, serão realizados no dia 05 de dezembro, juntamente com a Caravana. Participem, prevenir ainda é o melhor remédio.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados