Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: João Guizolfi dia 27/08/2014
ANPEDE batalha pelos direitos da pessoa com deficiência
Compartilhar Notícia
Sérgio dos Santos (presidente da ANPEDE) com o vice-presidente Aparecido Silva (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)


Fundada em 15 de fevereiro de 2013, a ANPEDE (Associação Naviraiense das Pessoas com Deficiência) vem batalhando para garantir os direitos dos deficientes. Ao conceder entrevista para a Folha de Naviraí o presidente da ANPED, Sérgio dos Santos, explicou que um dos objetivos da entidade é mobilizar mais as pessoas portadoras de alguma deficiência, seja física, visual ou auditiva.


– Mesmo as pessoas tendo algum conhecimento sobre os seus direitos, a maioria só procura a entidade quando precisa. Nosso objetivo é trazer cada vez mais pessoas para a ANPEDE e fortalecer ainda mais a nossa entidade – esclarece Sérgio.
Uma das lutas da ANPEDE é garantir o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho e requisitar a realização de cursos de qualificações profissional, educacional e acadêmica.


– Nós também buscamos auxiliar as empresas para que possam estar cumprimento a Lei 8.213/91, conhecida como lei de cotas de contratação e inclusão de pessoas com deficiências nas empresas – diz o presidente da ANPEDE.


A Lei 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência, em seu Artigo 93 estabelece que as empresas com 100 ou mais funcionários estão obrigadas a preencher os cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: até 200 funcionários – 2%; de 201 a 500 funcionários – 3%; de 501 a 1000 funcionários – 4%; acima de 1001 funcionários – 5%.


O presidente da ANPEDE reafirma à Folha de Naviraí que a entidade está sempre de portas abertas para sanar qualquer dúvida e que a principal meta é garantir a igualdade social, diminuindo a distância que há entre as pessoas com deficiência.


– Nos procure que teremos o maior prazer em sanar as dúvidas sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência, como o BPC [Benefício de Prestação Continuada], encaminhamento de passe livre e procurar prestar apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, entre outros – concluiu Sérgio dos Santos.
Mantida através de contribuição de empresários e de convênio com a Prefeitura de Naviraí, a ANPEDE está instalada desde março de 2013 na Avenida Amambai, número 241. O atendimento ao público ocorre de segunda à sexta-feira, em dois períodos: das 08 às 11 e das 13 às 16 horas.


Fonte: Folha de Naviraí/Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados