Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 19/10/2018
Último dia para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção do IFMS
Compartilhar Notícia

Termina nesta sexta-feira, 19, o prazo que candidatos de escolas públicas solicitem ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2019, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição.

 

O pedido deve ser feito no ato da inscrição. Ao acessar a Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, o candidato deve selecionar o item “Isento” e anexar o documento que comprove escolaridade na rede pública.

 

A previsão é que o resultado preliminar dos pedidos de isenção seja divulgado no dia 26 de outubro, com prazo para interposição de recursos nos dias 29 e 30. A publicação do resultado definitivo está prevista para 1º de novembro.

 

Os candidatos que tiverem o pedido de isenção da taxa de inscrição negado deverão pagar a taxa, que é de R$ 25,00, até o dia 8 de novembro.

 

Inscrições

Os interessados devem ser inscrever no Exame de Seleção 2019 até 5 de novembro, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde também está publicado o edital de abertura do processo seletivo.

 

O candidato deve ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2019. Outro requisito é ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deve ser informado no ato da inscrição. Saiba mais sobre os documentos necessários para participar do processo seletivo.

 

Ao acessar a Página do Candidato para efetuar a inscrição, o primeiro passo é fazer o cadastro no sistema. Quem já é cadastrado não precisa preencher os dados novamente. Depois, é só fazer a inscrição, escolhendo uma das opções de campus, curso e turno oferecidos pelo IFMS.

 

Em caso de dúvidas, o candidato pode consultar as Orientações para Cadastro e Inscrição, e ainda conferir o vídeo com o passo a passo de como se inscrever.

 

Ação Afirmativa (Cotas)

Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

 

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital.

 

No anexo II do edital está disponibilizada a tabela completa das vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

 

Prova

Será aplicada no dia 25 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

 

Os candidatos deverão responder 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado.

 

O gabarito deverá ser divulgado no dia seguinte. A previsão é que resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 19 de dezembro.

 

Exame de Seleção 2019

O IFMS oferta 1.350 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Nesse tipo de curso, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica ao mesmo tempo.

 

Os interessados podem optar entre nove opções gratuitas de cursos: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

 

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do Exame. Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão do Exame de Seleção 2019 deve ser feito pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.


Fonte: Ascom/IFMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados