Um senador republicano que viu as fotos do saudita Osama Bin Laden morto descreveu as imagens como 'pavorosas', mas afirmou que elas não deixam dúvidas de que o líder da rede Al-Qaeda foi morto.
O republicano James Inhofe foi o primeiro senador a ver as fotos após a CIA (a agência de inteligência americana) ter se oferecido a mostrá-las a membros de quatro comissões do Congresso.
Em uma entrevista à TV americana CNN, ele disse ter visto 15 fotos tiradas durante a operação militar americana que matou Bin Laden, no dia 2 de maio.
A maioria delas foi tirada na casa em Abbottabad, no Paquistão, onde o saudita estava escondido. Três das imagens mostram o corpo no navio para onde ele foi levado e de onde foi sepultado no mar.
Segundo Inhofe, as fotos tiradas dentro da casa após Bin Laden ser morto são 'bem pavorosas' e mostram seu rosto coberto de sangue e com pedaços do cérebro saindo pelo globo ocular.
As três fotos feitas no navio, segundo ele, são menos impressionantes e permitem uma identificação melhor, ao mostrar o rosto do saudita já lavado e sem sangue. As fotos mostrariam também o sepultamento no mar.
O senador cometeu um deslize ao afirmar que três das imagens feitas na casa mostram o saudita ainda vivo. 'Três das primeiras 12 fotos eram de Obama quando ele ainda estava vivo', afirmou o senador, confundindo o primeiro nome do líder da Al-Qaeda com o sobrenome do presidente do país, Barack Obama.
Ao ser questionado sobre as dúvidas do público em relação à morte de Bin Laden, Inhofe afirmou: 'Não há absolutamente nenhuma dúvida sobre isso. Muitas pessoas por aí dizem: 'Eu quero ver as fotos'. Mas eu já as vi. Era ele. Ele se foi. Ele é história'.
Fonte: DouradosNews