Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 15/10/2009
Ataques simultâneos deixam 26 mortos no Paquistão
Compartilhar Notícia

Pelo menos 26 pessoas morreram e dezenas estariam feridas após ataques simultâneos de grupos talibãs contra centros das Forças de Segurança na cidade paquistanesa de Lahore, segundo diferentes fontes policiais.


As vítimas fatais seriam três funcionários do governo, 14 policiais e nove rebeldes. As autoridades dizem que o número de mortos pode aumentar.


O ataque mais violento ocorreu contra o Escritório de Investigação Federal, invadido por volta das 9h50 (0h50 de Brasília) por um grupo de insurgentes que manteve vários reféns até a polícia retormar o controle das instalações.


Uma fonte policial assegurou ao canal privado "Express TV" que essa ação terrorista terminou com 18 mortos e três feridos, entre policiais, funcionários da agência e insurgentes. Um rebelde teria sido preso. Segundo a imprensa, ao menos 300 pessoas estavam trabalhando no local no momento do ataque.


Terroristas realizaram também um duplo atentado suicida e vários disparos que causaram a morte de cinco policiais na Academia de Cadetes de Manawan, um centro nos arredores da cidade que já tinha sido atacado em março, informou à "Dawn TV" uma fonte policial.


Os outros centros atacados são um edifício da Polícia de Elite situado na zona de Bedian - onde há pelo menos três mortos e sete feridos -, e um centro policial em que aparentemente aconteceu um tiroteio, disse outra fonte policial ao canal Express TV.


Segundo o canal, os talibãs reivindicaram as ações, que já foram condenadas pelo primeiro-ministro do Paquistão, Yousef Raza Guilani, diante da onda de violência insurgente que afetou ao país nos últimos dez dias.


O dia de violência no Paquistão também registrou, mais cedo, outro atentado na cidade de Kohat, na Província da Fronteira Noroeste (NWFP), onde pelo menos dez pessoas morreram e 20 ficaram feridas, entre elas várias crianças, em um ataque suicida contra uma delegacia.


Um total de 128 pessoas morreram em quatro grandes ataques que aconteceram nos últimos dias nas localidades de Islamabad, Rawalpindi, Peshawar e Alpuri.


O Exército paquistanês prepara desde junho uma grande operação para atacar bases insurgentes no grande reduto dos talibãs no país, a região tribal do Waziristão do Sul (noroeste).


Fonte: Reuters







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados