Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 14/10/2009
Naviraí: Cinturão Verde já produz renda para famílias
Compartilhar Notícia
Plantio de hortaliças vira geração de renda no Cinturão Verde (Foto: Orisvaldo Sales)


O Projeto Cinturão Verde criado a pouco mais de um ano em Naviraí, vem garantido renda mensal de várias famílias, entre as 34 casas existentes no local. Numa iniciativa da Prefeitura, pequenos produtores foram assentados em lotes, medindo 12 mil m2, no entorno do Presídio Estadual, em casas construídas dentro de um dos projetos do município com o Governo de Mato Grosso do Sul.


Atualmente os beneficiados já comercializam hortaliças produzidas no cinturão. O projeto desenvolvido pelo município se transformou num verdadeiro canteiro de hortaliças nobres como a rúcula, almeirão, brócolis, a couve-folha, chicória, além de alface, salsa, cheiro-verde e cebolinha, bem como outras.


Para dar início ao trabalho executado no Cinturão Verde, os agricultores receberam capacitação de técnicos da prefeitura em conjunto com a Agraer. Além disso, os pequenos agricultores receberam gratuitamente sementes oferecidas pelo núcleo de agricultura da Gerência de Desenvolvimento Econômico.
Para o vice-prefeito e um dos idealizadores do Cinturão Verde em Naviraí Ronaldo Botelho, a proposta é difundir o trabalho dos agricultores familiares que residem no município. “O Cinturão Verde vai beneficiar muitas famílias. É uma grande oportunidade das pessoas terem um trabalho digno e respeitoso”, avalia Ronaldo.


Ronaldo salienta que a atual administração esta atenta as questões da Agricultura Familiar em Naviraí. Segundo ele, o objetivo do prefeito Zelmo de Brida é implantar novas casas que além de abrigar novas famílias, contribuindo para o fortalecimento do Cinturão Verde de Naviraí. “Estamos trabalhando no sentido de melhorar a qualidade de vida de nossa população, beneficiando os agricultores e a população que tem a oportunidade de ter um produto direto da horta”, ressalta Ronaldo.


Atualmente no Cinturão Verde, oito famílias trabalham na produção de hortaliças. As verduras são vendidas direto para o presídio existente no local através de uma parceria com o Governo Estadual, bem como a venda no comercio e feiras da cidade.


A agricultora Ângela Henares de Souza, disse que todo o sustendo de sua família está sendo através do plantio dessas hortaliças. A moradora que faz seis feiras por semana vende uma média de R$ 170,00 por feira em dia de movimento. Segundo ela, além de garantir a renda, o dinheiro adquirido serve para pagar as parcelas do investimento feito para dar início ao plantio. “Parte do dinheiro usamos para pagar o poço artesiano que implantamos para a irrigação da horta. Mas, o importante é que agora eu tenho um lugarzinho só meu e de minha família”, comemora a beneficiária do Cinturão Verde.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados