Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 13/10/2009
Naviraí: Sojicultores iniciam na quinta o plantio da safra de verão
Compartilhar Notícia
Agricultores iniciam o plantio da safra 2009/2010 esta semana (Foto: Jr Lopes)


Os produtores que estão no raio de atuação da Copasul (Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Juti e Jateí) iniciam o plantio da safra de verão nesta quinta-feira, dia 15. Nestes municípios estão previstos para serem cultivados 70 mil hectares de soja, sendo a maioria (43 mil hectares) em Naviraí.


Clima


De acordo com o meteorologista da Somar Paulo Etchichury (que esteve em Naviraí na semana passada, quando participou do 7º Simpósio da Cultura da Soja) o cenário climático para Naviraí e a região Cone Sul do Mato Grosso do Sul, para a safra 2009/2010 demonstra uma diferença em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve o efeito La Niña (resfriamento das águas do oceano pacífico).


Etchichury explicou ao Naviraí Diário que o oceano pacífico, que interfere diretamente no clima, neste momento apresenta áreas aquecidas e os modelos climáticos projetam para uma provável configuração de fenômeno El Niño durante o próximo ano.


De modo geral, o El Niño está associado ao período de chuva acima da média durante a primavera, reduzindo riscos de estiagem prolongada no verão, que foi o grande problema enfrentado pelos agricultores nas duas últimas safras.


O último El Niño foi registrado na safra 2006/2007. Porém, Paulo Etchichury faz uma ressalva e explica que o fenômeno não está totalmente confirmado. Ele diz que existem institutos de meteorologia, um dos exemplos é o Instituto Coreano, que faz um alerta para o risco existente do fenômeno previsto para o verão. “Mesmo com a presença do El Niño, a região de Naviraí e o restante do Estado, poderão enfrentar algumas estiagem durante o verão”, diz.


O meteorologista ressalta que o produtor que iniciar a plantação nos próximos dias encontrará uma condição boa, devido às chuvas dos últimos três meses. “Este cenário continuará até meados de novembro, pois nos meses de dezembro e janeiro o produtor irá se deparar com redução e uma irregularidade na distribuição da chuva. Em fevereiro voltará a chover”, prevê Etchichury.


Para efeito de comparação, o meteorologista recorda duas safras distintas.


Na safra 2004/2005, houve o El Niño não clássico (fraco) e a região de Naviraí se deparou com uma longa estiagem entre fevereiro e abril de 2005. Já a safra 2006/2007 foi ano de El Niño clássico, chuva satisfatória e boa lavoura.


Paulo Etchichury acha que o cenário que o produtor encontrará na safra, que terá o início da semeadura nesta semana, não será tão bom quanto o de 2007, nem tão ruim quanto o de 2005. “O produtor deve estar atento e fazer o diferencial, ou seja, ter uma boa estratégia com aplicação de tecnologias adequadas e bom manejo para reduzir os efeitos de eventuais adversidades climáticas”, finalizou o meteorologista.


Zoneamento


Pelo zoneamento, o período do plantio de soja na região de Naviraí deverá se estender até o mês dezembro, no entanto, os produtores esperam concluir entre os dias 20 e 30 de novembro.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados