Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 22/08/2009
Chega a 142 o número de mortes pela nova gripe no Paraná
Compartilhar Notícia

O número de mortes causadas pela nova gripe, no Paraná, chegou a 142, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, na sexta-feira (21). A nota informa que, no total, foram registrados 2.480 casos da doença no estado e, desses, 152 são referentes a gestantes.A região de Curitiba concentra mais casos confirmados (844), seguida por Cascavel (294) e Londrina (237).

 

Entre os óbitos confirmados, 53% eram mulheres e 47%, homens. A maior parte (64%) das vítimas tinha entre 20 e 49 anos. As mortes ocorreram entre 14 de julho e 20 de agosto, de acordo com o governo estadual.

Exames

O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) deve analisar, até domingo (23), todas as amostras dos exames da nova gripe coletadas no estado. Com isso, a fila de espera de testes processados no estado deve zerar. Os resultados devem ser liberados na semana que vem.

 

“Esta agilidade do Lacen nos deu um quadro real da doença no Paraná. Caso nossos exames ainda fossem encaminhados para a Fiocruz, por exemplo, certamente nossos casos confirmados e nossos óbitos seriam infinitamente inferiores, e a nossa capacidade de resposta bem menor”, disse o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

A administração estadual informa que as amostras que estão sendo processadas foram coletadas entre 16 de julho e 27 de julho e não tinham sido analisadas devido à grande quantidade coletada naquele período e em razão da priorização dos resultados dos casos graves e óbitos.

Na próxima semana, o Lacen deve solicitar 300 amostras que foram coletadas entre 1º e 16 de julho e que ainda estão na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Desta forma, o Lacen poderá realizar e liberar todos os resultados pendentes do Paraná.

 


Fonte: G1







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados