As taxas médias de empréstimo pessoal e cheque especial voltaram subir em abril, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Procon-SP. Os juros médios para cheque especial chegaram a 9,35% ao mês, ante 9,31% em março, registrando a maior taxa desde junho de 2003 (9,43%). No empréstimo pessoal, a taxa dos bancos pesquisados foi de 5,49% ao mês, superior a do mês de março (5,42%) e a maior desde junho de 2009, quando registrava 5,52%.
Tomando-se como base as taxas médias de dezembro de 2010, o levantamento detectou que a taxa média do empréstimo pessoal aumentou 0,22 ponto percentual e a do cheque especial teve um acréscimo de 0,23 ponto percentual.
O levantamento, feito por técnicos da Fundação Procon-SP no dia 05 de abril, envolveu as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.
Das sete instituições pesquisadas, quatro elevaram suas taxas de empréstimo pessoal e três elevaram suas taxas de cheque especial, em relação ao mês passado.
Os coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.
Os analistas do Procon-SP alertam que as taxas de juros estão em ascensão e que, em função disso, os empréstimos só devem ser tomados em caso de necessidade para que "não se transformem em armadilha para quem já está com o orçamento apertado".
Fonte: G1