Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 30/03/2011
Corpo de Alencar chega a Brasília para ser velado no Planalto
Compartilhar Notícia
Sarney, cumprimenta a viúva de Alencar, Mariza Silva, na base aérea de Brasília (Foto: Folha Online)


O corpo ex-vice presidente José Alencar já chegou a Brasília nesta quarta-feira, onde será velado no Palácio do Planalto. A família do ex-vice desembarcou um pouco antes na Base Aérea.


Muito triste, vestida toda de preto, a mulher de Alencar, Mariza Gomes da Silva, desceu do avião de mãos dadas com o filho, Josué Alencar. As outras duas filhas do ex-vice presidente, Maria da Graça e Patrícia, além de uma nora e quatro e netos, também chegaram à capital federal em um avião da Força Aérea Brasileira para acompanhar o velório de Alencar.


Além dos filhos, a nora Patrícia (mulher de Josué), com os filhos Bárbara e Josué, e os netos Ricardo e Davi vieram participar das cerimônias em homenagem ao ex-vice presidente.


Todos foram recebidos pelo presidente em exercício, Michel Temer, pelos presidentes da Câmara e do Senado, Marco Maia (PT-RS) e José Sarney (PMDB-AP), além do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.


Bastante abatida, Mariza recebeu um longo abraço de cada uma das autoridades --em especial da mulher de Agnelo, Ilza Queiroz. As filhas e o filho de Alencar também receberam os cumprimentos das autoridades.


Temer disse que, como vice-presidente, procura seguir o exemplo de Alencar. "Se eu conseguir de alguma maneira, ainda que minimamente, reproduzir alguns dos gestos cívicos do presidente José Alencar, eu me darei por satisfeito na minha gestão como vice-presidente", afirmou. Ele afirmou ainda que o Brasil perdeu "um grande brasileiro", mas que o céu ganhou "uma grande figura".


Já o presidente do Senado afirmou que Alencar teve coragem de "concordar a discordar" durante toda a sua trajetória política. "Foi um gladiador pela vida. Não só mostrou durante sua luta pela doença, mas deu a todos os brasileiros que sofrem o exemplo de que a gente deve se submeter", disse Sarney. O peemedebista afirmou que Alencar "jamais baixou a cabeça perante a morte", por isso vai deixar essa lembrança para o país. "A política fica menor."


O ministro Carlos Ayres Britto, do STF (Supremo Tribunal Federal), lamentou a morte de Alencar ao lembrar seu exemplo de "trabalho e resistência" ao câncer que enfrentou por mais de dez anos. Britto defendeu a redução dos juros no país como forma de homenagear a memória do ex-vice.


Fonte: Folhaonline







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados