Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 09/10/2009
Naviraí: Prefeitura implanta nota fiscal digital
Compartilhar Notícia
Naviraí evolui no atendimento ao contribuinte (Foto: Divulgação)


O município de Naviraí é um dos pioneiros no Estado na implantação da nota fiscal de serviços eletrônico (NFS-e). O novo sistema, que dispensa a impressão de notas pela prefeitura, devolução e a declaração mensal, já está em vigor desde o último dia 27 de setembro, quando as primeiras empresas prestadoras de serviço fizeram o cadastro.


A adesão por enquanto, segundo a Gerência de receita, ainda é pequena, mas aos poucos com a propagação da novidade e a comodidade que o contribuinte descobre que terá, a procura deverá aumentar. Podem utilizar a nota fiscal digital, todos os prestadores de serviço, pessoa jurídica e empresas que prestam serviço.


Pelo novo sistema, são geradas e armazenadas eletronicamente as notas fiscais relativas às transações comerciais pelas empresas da cidade. O projeto que definiu o modelo do NFS-e foi discutido por uma câmara onde vários representantes de secretarias de finanças dos principais municípios do país participaram. O resultado foi um sistema eletrônico adaptado às necessidades de cada cidade.


Segundo o gerente de receita, Moisés Bento, o cadastramento é simples e o contribuinte não precisa nem fazer uma nova certificação na receita. Segundo ele, com a utilização da mesma senha já cadastrada no sistema do ISS da Prefeitura é possível validar a nota. “Nós queremos conclamar a classe dos contabilistas para que nos ajudem a divulgar o beneficio” diz, ao reforçar que o sistema significa a economia de tempo por parte do contribuinte.


Com o sistema ao preencher a nota o contribuinte já estará automaticamente fazendo a declaração ao município. Por enquanto, quando o município ainda não possui um terminal de auto-atendimento, os contribuintes que não possuem acesso a internet poderão continuar usando a nota fiscal de papel.


Em termos de benefícios para a sociedade o modelo objetiva reduzir o consumo de papel, com impacto positivo no meio ambiente; Incentiva o comércio eletrônico e o uso de novas tecnologias e por fim uma padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas. Já para a Prefeitura aumenta a confiabilidade da nota fiscal e o controle do processo, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações e por fim a diminuição da sonegação e aumento da arrecadação.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados