Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 09/10/2009
Naviraí é representada na Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca
Compartilhar Notícia
David dos Anjos com o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin (Foto: Divulgação)


O município de Naviraí esteve representado na 3ª Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca, que aconteceu entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Brasília. O presidente da Associação dos Pescadores do Porto Caiuá, David dos Anjos, foi um dos integrantes da delegação do Mato Grosso do Sul que foi composta de 32 delegados que representaram a aquicultura, pscicultura e a pesca artesanal do Estado.
Além de Naviraí, Mato Grosso do Sul contou com representantes dos municípios de Corumbá, Coxim, Porto Murtinho, Ladário, Aquidauana, Miranda, Três Lagoas, Mundo Novo e Fátima do Sul.


A terceira edição da Conferência Nacional promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, com o objetivo de promover debates que busquem o desenvolvimento sustentável do setor. De acordo com David dos Anjos, foi importante representar Naviraí e a Associação dos Pescadores do Porto Caiuá em um evento desta magnitude, já que as diretrizes que foram definidas durante a conferência devem subsidiar as políticas e ações do Ministério da Pesca e Aquicultura. Juntos, os setores da pesca e aquicultura movimentam no Brasil mais de R$ 3 bilhões por ano, com uma produção em torno de 1,1 milhão de toneladas e aproximadamente 3,5 milhões de trabalhadores.


David dos Anjos destacou que dentre as várias reivindicações da classe que foram debatidas na conferência esteve a aposentadoria do pescador, que atualmente é exigido a idade mínima de 60 anos para os homens e 55 para as mulheres. Os pescadores querem que haja uma redução de 5 anos (55 homens e 50 para as mulheres).


Na 3ª Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca, as entidades que foram representadas pediram também a regularização das comunidades ribeirinhas, que de acordo com David dos Anjos, não são reconhecidas legalmente como comunidades existentes.


O líder da Associação dos Pescadores do Porto Caiuá, que atualmente conta com 60 pescadores filiados, espera que as maioria das reivindicações feitas durante a Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca sejam atendidas e que os pescadores de todo País possam estar se fortalecendo cada dia mais.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados