PMA (Polícia Militar Ambiental) de Mato Grosso do Sul inicia amanhã as operações de fiscalização com a lancha especial que foi fornecida pelo Ministério da Pesca.
O veículo servirá como um Posto Avançado para atuação, especialmente, nas áreas de fronteira com o Paraguai e Bolívia, além da divisa com o Mato Grosso.
A lancha deve dar mais rapidez ao trabalho da PMA, sendo que pode chegar à velocidade de 40 km por hora. O veículo comporta 10 pessoas, tem dormitórios e cozinha.
Além disso, a lancha ainda possui outras tecnologias acopladas, como sonar, que permite aos policiais monitorar os cardumes, e radares.
De acordo com a PMA, a embarcação resolve o problema de cansaço dos recursos humanos para se manter a fiscalização a longa distância, quando os policiais pousavam e cozinhavam em barracas em beira de rio e se trabalhava com embarcações de pequeno porte.
“Como a embarcação é equipada com cozinha, sala de jantar, microondas, fogão, ar condicionado e alojamentos, os policiais estarão sempre descansados para efetuar a fiscalização de forma mais efetiva”, destaca.
Pequenas embarcações serão engatadas à lancha para execução de fiscalização em corixos e pequenos rios. O Comando da PMA também utilizará policiais de todas as Subunidades do Estado para compor o efetivo que trabalhará em revezamento na embarcação, sob orientação do Comandante da PMA de Corumbá.
A inauguração da lancha será amanhã (18), às 11h, no quartel da Polícia Militar Ambiental de Corumbá (às margens do rio Paraguai). O veículo está a disposição da PMA desde dezembro do ano passado, mas só agora foi concluída a regularização da documentação neessária para o uso da embarcação.
Fonte: CG News