Página Inicial | SÁBADO, 18 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/03/2011
Naviraí: Trânsito esclarece dúvidas sobre lombadas eletrônicas
Compartilhar Notícia
Equipamento visa educação e segurança e não arrecadação (Foto: Divulgação)


A instalação das lombadas eletrônicas em pontos de avenidas de Naviraí tem objetivo único de promover segurança dos pedestres, notadamente as crianças, já que todas estão localizadas nas proximidades de escolas, além de educar os condutores de veículos. Na concepção do projeto, não se tinha a idéia de que poderia se tornar uma fonte arrecadação, segundo os responsáveis pelo setor de trânsito no município.


De acordo com Emerson Pena Vila, já que tem ocorrido multas em números muito acima do esperado, foram cerca de 300 mil reais em menos de 4 meses, é importante as autoridades se mobilizarem para tentar rever parte dessa arrecadação. Ele esclarece, porém, que no convênio firmado o município apenas cedeu o espaço para que os equipamentos fossem instalados.


Conforme esclarecimento prestado á Câmara Municipal em oficio, protocolado no dia 6 de janeiro deste ano, o núcleo de trânsito explica que todas as informações sobre a validade e aferição dos equipamentos, assim como e critérios para aplicação de penalidades poderão ser respondidas pelo DETRAN, órgão responsável pela locação e instalação dos equipamentos.


“As lombadas são mais um dos instrumentos utilizados dentro do projeto de reorganização do trânsito no nosso município” diz Emerson. Segundo ele é importante lembrar que tais equipamentos foram instalados em pontos críticos, com risco de acidentes e próximo a escolas. “O equipamento está muito bem sinalizado, em locais absolutamente visíveis, sem caráter de armadilha, não permitindo que o condutor confunda ou distraia com o equipamento” justifica, ao lembrar que antes do funcionamento foi feita uma ampla divulgação no rádio e jornais sobre a operação das mesmas. “longe da preocupação com as multas, nossa prioridade é a vida” diz.


Os principais municípios do estado e do país vêm aumentando a cada ano o investimento com equipamentos de fiscalização eletrônica. O sistema representa segurança e fiscalização em 24 horas, possibilitando que os agentes fiquem liberados para atender ocorrências e atuar em atividades educativas. Em Campo Grande há um projeto de 20 milhões para implantação de novos equipamentos.


Para Emerson Pena Vila, o ideal será o estado e a empresa detentora dos equipamentos não ganharem nenhum centavo do nosso município. “teremos o prazer de dizer que somos uma cidade que tem condutores prudentes e pedestres conscientes” diz, finalizando que, para quem insiste em correr a multa é mais do que merecida.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados