Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 08/10/2009
Greve dos bancários pode acabar hoje em MS
Compartilhar Notícia

A greve dos bancários, que paralisa a maioria das agências de Campo Grande e de Dourados e ganhou adesão em outras cidades de Mato Grosso do Sul desde 24 de setembro, pode acabar no início da noite desta quinta-feira. As agências devem reabrir normalmente amanhã, segundo previsão de sindicatos que representam a categoria.


Em reunião ontem à noite em São Paulo, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresentou ao Comando Nacional dos Bancários a proposta de reajuste salarial de 6%, o que representa aumento de 1,5% acima da inflação. Inicialmente os bancos oferecerem 4,5% e os bancários reivindicavam 10% de reajuste.


A proposta feita na noite de ontem também mantém a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) igual à de 2008 – inicialmente os bancos queriam reduzir a PLR, além de ampliação da licença-maternidade de 90 para 180 dias (seis meses).


James Estigarribia, do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, informou que todos os sindicatos do país vão realizar assembleias na tarde desta quinta-feira e a orientação nacional é pela aprovação da proposta da Fenaban. “A nova proposta deve ser aprovada e as agências reabrem amanhã”, afirmou. Na região de Dourados, houve adesão à greve em Fátima do Sul, Rio Brilhante e Maracaju, mas a maioria das agências voltou a funcionar no início desta semana.


Capital - Bancários de Campo Grande decidem às 18 horas de hoje se terminam a greve iniciada em 24 de setembro. Segundo o presidente do sindicato da Capital, Clementino Pereira, o índice que pode colocar fim ao movimento, que fechou ontem 57 agências em Campo Grande, Anastácio, Aquidauana, Jardim e Coxim.


Ele antecipa que a proposta é boa e ressalta que o índice de participação nos lucros também aumentou “consideravelmente”.


A votação na assembleia será feita separadamente para bancários de instituições públicas e particulares.


Interior - Nesta quinta-feira, pelo menos 14 agências não abriram em Dourados. Funcionam normalmente as três agências do Bradesco e a agência do Itaú da Marcelino Pires.


A agência centro do Itaú não abriu hoje, segundo o sindicalista. Nas demais agências apenas os caixas eletrônicos estão funcionando.


A mobilização dos grevistas diminuiu nesta quinta-feira. Ontem de manhã, a Polícia Militar ameaçou prender o presidente do Sindicato dos Bancários, Joacir Rodrigues, e militantes do MST que obstruíam o acesso de clientes às agências do Bradesco. Um a cliente chamou a PM, mas não houve prisão.


Com o fim da greve, o movimento nas agências deve ser intenso nesta sexta-feira em decorrência do acúmulo de trabalho dos 14 dias de greve e da véspera do feriado prolongado. Para amenizar a situação, a Fenaban pede que os clientes recorram aos canais de atendimento remoto - caixas eletrônicos, casas lotéricas, farmácias, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.


Fonte: Campo Grande News







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados