Página Inicial | SÁBADO, 18 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 11/03/2011
Naviraí: Executivo e Legislativo discutem criação da Fundação de Saúde
Compartilhar Notícia
Reunião contou com representantes do Executivo e Legislativo Municipal (Foto: Beto Corrêa)


Aconteceu na manhã de quinta-feira (10) na sala de reuniões da Câmara Municipal, uma reunião inicial para tratar da criação da Fundação Estatal do Município de Naviraí. A reunião foi entre os vereadores e o prefeito Zelmo de Brida (PMDB), que esteve acompanhado de alguns gerentes municipais e assessores técnicos.


A reunião foi coordenada pelo presidente da Câmara, vereador Gean Carlos Volpato (PMDB), e contou com a presença dos vereadores Léo Matos (PV), José Roberto Alves (PMDB), José Odair Gallo (PDT), Antonio Carlos Klein (PDT), Vanderlei Chagas (PR)e Gil do Táxi (PMDB). Acompanharam o prefeito a gerente de finanças, Sebastiana Nogueira, o contador Luiz Batisti, o advogado Jean José de Andrade e a chefe de gabinete Ana Maria Fontes.


O prefeito explicou que é pensamento do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, implantar um projeto nas cidades pólos regionais, como é o caso de Naviraí, afirmando que para melhorar os atendimentos e as condições para recebimento de novos recursos para o setor da saúde pública, é necessário a criação da Fundação que irá gerir os destinos do Hospital Municipal.


“Vamos copiar um modelo de projeto que existe em Coxim-MS e em Campinas-SP. Essa fundação terá uma gestão própria, designada pelo prefeito, que irá ser responsável apenas pelos trabalhos do hospital, enquanto os demais setores, como os PSF´s, por exemplo, continuam vinculados à gerência Municipal de Saúde”, disse Zelmo.


O prefeito disse ainda que sua equipe de assessores técnicos está preparando o Projeto de Lei que será encaminhado para análise, discussão e aprovação dos vereadores. “Acreditamos que na próxima segunda-feira (14) iremos protocolar a entrega desse projeto à Câmara Municipal para que os vereadores possam analisar nossas propostas e aprovar ou não tal iniciativa”, salientou o prefeito.


Na mesma reunião Zelmo explicou que enquanto é exigido gastos em torno de 15% na saúde pública municipal, em Naviraí foi destinado quase 25% dos recursos arrecadados em 2010. “Esperamos diminuir nossos gastos com a saúde, administrando aquele hospital com uma boa gestão”, explicou.


Debater para melhorar


Para o vereador presidente, Gean Carlos Volpato, é preciso debater quanto for necessário para que os vereadores analisem e votem o que for melhor para a comunidade naviraiense. “Não podemos cometer erros”, disse ele, acrescentando que é preciso tomar conhecimento detalhado para se evitar que seja passado adiante informações erradas ao povo.


A gerente de Finanças Sebastiana, da Prefeitura, explicou que inúmeras reuniões já foram realizadas pelos técnicos da municipalidade e, inclusive, visitas à Coxim, onde funciona uma Fundação idêntica com sucesso. “Precisamos melhorar a Saúde de Naviraí, mas os problemas daqui também existem em todos os municípios do mesmo porte pelo Brasil afora”, sintetizou ela.


Fundação


Coube ao advogado da Prefeitura, Jean José de Andrade, explicar que a Fundação a ser criada será pública de direito privado, com a municipalidade repassando os recursos para o seu perfeito funcionamento, sendo dirigida por uma diretoria, composta de um diretor geral, um financeiro e um sobre aspectos hospitalares. “Ela será criada e se o prefeito achar que não atende as suas metas e os seus objetivos, ela poderá ser revogada a qualquer momento”, explicou o advogado.


Além de poder ser fiscalizada pelo Executivo e Legislativo Municipal, a Fundação Estatal terá um Conselho Curador, composto de pessoas de vários segmentos da sociedade civil organizada, contando, inclusive, com a participação de representantes da Câmara Municipal.


Fonte: Da redação







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados