O maior clássico de Mato Grosso do Sul, o Comerário, marca a estreia do campeonato Estadual no próximo dia 12 de março no estádio Morenão em Campo Grande com a realidade oposta dos dois times.
Enquanto o Colorado conta com apoios, e mesmo vindo de uma derrota de 6 a 1 para o Vasco da Gama (RJ) pela Copa do Brasil, o time é apontado como um dos favoritos para a conquista do bicampeonato.
Já o Galo atualmente encontra-se numa posição oposta. O time foi pego de surpresa com a subida para a série A com a desistência do Costa Rica. Atualmente o Operário fez uma parceria com o sindicato dos Comerciários, que cedeu o clube para a equipe treinar em Campo Grande.
Mesmo com as baixas do goleiro Rodolfo e do zagueiro Kanu, que pediram liberação do clube, o Comercial está focado para o clássico contra o arquirrival. Segundo a assessoria de imprensa do time, a equipe ficou abatida com a derrota no campeonato nacional, mas continua trabalhando focado para a partida.
A expectativa do Comercial além da conquista do Estadual é o consecutivo retorno a Copa do Brasil. Já no lado operariano a realidade é a dos “pés no chão”, a assessoria do alvi-negro informou que a expectativa não é a de ser campeão.
A busca pelo entrosamento é uma das prioridades da equipe. O maior problema na busca de patrocinadores é em relação ao calendário do futebol em Mato Grosso do Sul.
As despesas mensais da equipe gira em torno de R$ 75 mil mensais, segundo a diretoria. Somente a folha salarial comercialina é de R$ 100 mil mensais, segundo o vice-presidente, Fernando Doldan.
Uma reivindicação do Operário é para que se tenha um calendário onde o campeonato Sul-mato-grossense comece no mês de julho e termine em dezembro.
Já de maio a junho, a sugestão é a de que faça os campeonatos da categoria de base, para preparar os jovens atletas, de onde podem sair reforços para a equipe profissional.
Galo e Colorado disputaram 181 jogos até o ano de 2008, com 68 vitórias do Operário, 47 vitórias do Comercial e 66 empates.
Na chave A do campeonato de MS que começa neste mês estão Mundo Novo, 7 de setembro, Naviraiense, Corumbaense, Águia Negra, Itaporã, Ivinhema e Ponta Porã. Já na chave B compõem o grupo: Aquidauanense, Cene, Comercial, Maracaju, MS Saad, Operário, Rio Verde e Chapadão.
Fonte: Midiamax