Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 01/03/2011
Mato Grosso do Sul terá 1º mestrado em Comunicação
Compartilhar Notícia

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) - órgão do Ministério da Educação responsável pela expansão da pós-graduação strictu sensu no país - aprovou nesta segunda-feira (28) o projeto de mestrado em Comunicação Social apresentado pelo departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).


A partir de agora, a instituição de ensino começa a se organizar para montar a infraestrutura básica do curso e realizar a seleção de candidatos ainda em 2011. A previsão de início das aulas é em 2012, com 10 vagas disponíveis no primeiro ano. O mestrado terá duas linhas básicas de pesquisa: Comunicação Regional e Estudos de Linguagem.


O coordenador da Comissão de Mestrado, prof. dr. Mario Luiz Fernandes, disse que os professores ficaram surpresos pelo fato de a CAPES ter autorizado a instalação do mestrado na primeira vez que a proposta foi submetida. "Das 13 propostas na área de comunicação que a CAPES recebeu, nove foram descartadas porque não atendiam minimamente as exigências", disse.


Para Fernandes, a liberação demonstra que a entidade está atenta à necessidade de expansão para regiões tradicionalmente desprovidas de cursos de mestrado e doutorado. Ressalta ainda que a maioria dos cursos de mestrado está concentrada em grandes centros urbanos, e que no Centro-Oeste só havia pós-graduação strictu sensu em Brasília e Goiânia.


A proposta da UFMS foi submetida à CAPES em julho do ano passado. Nos dias 10 e 11 de fevereiro deste ano, dois avaliadores estiveram na universidade para conhecer a estrutura do local e saber mais detalhes sobre a parte pedagógica do curso. Também foi avaliada a produção científica dos professores, por meio da publicação de artigos, capítulos de livros e obras completas.


O mestrado em Comunicação da UFMS dividirá espaço no prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), que fica no campus de Campo Grande, mas terá secretaria específica, além de salas de aula, coordenação e laboratórios próprios.


Fonte: Midiamax







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados