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Postada por: Andrey Vieira dia 26/02/2011
Rede Globo está fora da licitação de direitos de transmissão do Brasileiro
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A Rede Globo anunciou, de forma oficial, que não participará da licitação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol dos anos de 2012, 2013 e 2014. O comunicado, emitido na noite desta sexta-feira, também diz que a empresa pretende dialogar com os clubes para chegar a um formato de disputa pelos direitos de transmissão.


De acordo com a nota, a Rede Globo acredita que o modelo proposto na carta-convite enviada pelo Clube dos 13 inviabiliza ‘qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos’.


A desistência da Globo é um duro golpe não só na licitação promovida pelo Clube dos 13, mas em toda a cúpula política da entidade. Sem a Globo na concorrência, não só cai por terra a possibilidade de o C13 conseguir mais do que os R$ 500 milhões fixados como piso, como aumenta a chance de outros clubes romperem com essa negociação.


Até agora já saíram Corinthians, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco e Coritiba. E estão quase fora Grêmio, Cruzeiro, Vitória e Palmeiras. Já representam oito dos 12 clubes mais importantes do país. O Goiás também estaria entre os rebeldes. E o Santos, que estava firme com o C13, agora já se considera indeciso.


A causa da insatisfação da Globo foi o formato da disputa, em que pela primeira vez, teve chance real de perder parte dos direitos, que controla integralmente desde 1998. Com a divisão dos direitos em licitações separadas, a emissora tinha chance quase zero de continuar com tudo. (Com informações Globo Esporte e Lance Net)


Leia, abaixo, a nota da Rede Globo

 

Os dirigentes efetivamente preocupados com os legítimos interesses dos seus clubes e, acima de tudo, os torcedores são testemunhas dos volumosos investimentos que a Rede Globo tem feito ao longo desses anos, numa parceria pelo aprimoramento do nosso futebol, na busca de um espetáculo emocionante, com profissionalismo e qualidade.


Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.


As exigências e modificações nos conteúdos das plataformas implicam na desestruturação de um produto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos, inviabilizando assim qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos.


As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros.


Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor.


Fonte: globoesporte.com







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