Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 22/02/2011
Especialistas alertam cuidados com o corpo durante carnaval
Compartilhar Notícia

Carnaval é uma época em que as pessoas costumam abusar em alguns quesitos que variam desde a alimentação até o esforço físico. Afinal de contas, é tempo de muito samba no pé - na avenida ou em bailes - e longos percursos atrás de blocos de rua. Para que os exageros não causem conseqüências para a saúde, especialmente para os mais sedentários, e a festa seja memorável, é preciso se precaver para evitar quedas e lesões. De acordo com o chefe do Centro de Trauma Ortopédico do Adulto do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Leonardo Rocha, os riscos de a folia acabar antes do tempo não são poucos.


Quem decide passar os quatro dias a todo vapor, sem uma preparação prévia, corre o risco de sofrer lesões dos tendões do pé, tornozelo e joelho; inflamações das articulações do joelho, tornozelo e pés; lesões musculares e cãimbras, semelhantes às lesões do tipo “over training”. “O ideal é iniciar uma programação antecipada de exercícios físicos visando um condicionamento aeróbico para enfrentar a maratona dos blocos e dos desfiles”, ressalta o especialista.


As caminhadas em terrenos planos com calçados adequados (tênis e meias) são ótimas sugestões, de acordo com o ortopedista. Já na areia, a atividade deve ser realizada com mais cuidado. “É importante caminhar próximo da água (onde a faixa de areia é mais dura). O praticante deve fazer o mesmo percurso e levar o mesmo tempo da ida na volta, para se evitar uma carga de exercício maior apenas de um lado do corpo. Quem prefere a areia mais "fofa", onde o gasto é calórico maior, tem que ficar atento ao desgaste articular que normalmente ocorre nos joelhos”, alerta. As aulas de natação proporcionam condicionamento cardirespiratório. As aulas de ginástica aeróbica, sempre procedidas de alongamentos, aumentam a resistência dos músculos.


Desta maneira, Leonardo garante que o folião vai estar reduzindo os riscos de torções no pé, tendinites ou qualquer outro tipo de lesão. Qualquer uma das atividades vai favorecer o fortalecimento do complexo articular (ligamento, tendões, músculos e ossos). “Fundamental ainda é sempre alongar braços, pernas e coluna antes e depois de cair na farra”, acrescenta. Os calçados confortáveis, preferencialmente os tênis com sistema de amortecimento na parte posterior, muito líquido e uma alimentação balanceada completam a lista de medidas para a saúde chegar intacta à quarta-feira de cinzas.


Fonte: SaúdeBrasil







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados