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Postada por: Andrey Vieira dia 10/02/2011
André Puccinelli e Mara defendem ferrovia para Naviraí
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O governador André Puccinelli (PMDB), em audiência na tarde desta quarta-feira, com a deputada estadual Mara Caseiro (PT do B), o empresário Vinicius Andrade e o grupo de apoio da parlamentar, defendeu o projeto de alteração do traçado da Ferroeste, com a passagem pelo entorno de Naviraí, nas proximidades da rodovia BR-163, onde pode haverá viabilização do programa com a implantação de um porto seco, um outro projeto que está também está sendo formatado.


Durante a audiência, Vinicius entregou o projeto com o detalhamento, nas mãos do governador, agregando a idéia os números pesquisados com relação a produtividade agrícola e industrial de Naviraí e de toda as regiões do Cone Sul e Vale do Ivinhema, que podem enviar cargas com suas produções para escoar suas produções para o porto de Paranaguá.


O governador atendeu muito bem a Mara Caseiro e os integrantes de seu grupo de apoio, e inclusive disse eu recentemente esteve em Brasília e conversou sobre o traçado da Ferroeste (ferrovia PR-MS) com a presidenta da República – Dilma Roussef (PT) e que na semana passada esteve com o governador do Paraná – Beto Richa (PSDB).


O governador Puccinelli disse que já está articulando a mudança do traçado e disse que deve ser considerada e que vai defender a idéia da passagem do traçado da Ferroeste pela margem da cidade de Naviraí, na audiência que deverá ter na Agência Nacional de Transportes e Trânsito (ANTT).     


FERROVIA


Vinicius disse que a ferrovia é necessária para permitir a continuidade do progresso do município de Naviraí, mas que precisa da ferrovia margeando o perímetro urbano. O esforço é para mudar o traçado da Ferroeste, obra prevista no PAC II, mas que – no traçado original, passa a trinta quilômetros da cidade de Naviraí. O traçado projetado passa há cerca de 30 quilômetros a oeste da cidade. 


A ferrovia é um modal de transporte que permite o barateamento de 20 a 30% sobre os custos de produção. "As grandes empresas e exportadoras gostam de investir em municípios que tenham ferrovias e uma cidade pólo como Naviraí e da importância econômica que Naviraí tem, não pode ficar a margem deste processo de modernização", argumenta Vinícius. 


O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) prevê seis mega projetos para Mato Grosso do Sul, entre eles, a implantação da ferrovia que vai ligar Dourados e Maracaju ao porto de Paranaguá.  Conforme a Casa Civil da Presidência da República, a primeira edição do PAC prevê investimento de R$ 12,9 bilhões no Estado, sendo R$ 8,2 bilhões até 2010 e R$ 4,7 bilhões após este período.


Na nova fase, o Governo federal incluiu os dois principais projetos ferroviários defendidos pelo governador André Puccinelli (PMDB). A previsão de investimento é de cerca de R$ 4 bilhões, nesse projeto.  A primeira é a Ferrovia da Integração Oeste, que interligará os municípios de Dourados (MS) a Panorama (SP). A outra é o Corredor Ferroviário, entre Dourados e Cascavel (PR). A Ferroeste terá 625 quilômetros, interligando os dois maiores municípios produtores de soja do Estado, Dourados e Maracaju, ao porto de Paranaguá. A obra deverá ser executada sob supervisão do Exército.


Com a ligação via Cascavel Paranaguá, será possivel viabilizar o escoamento de grãos, minérios e qualquer tipo de produção industrial, via navios, através do oceano Atlântico. Com a ferroeste também pode ser viabilizado o corredor de exportação através de ferrovias e rodovias que levam até os portos chilenos de Iquique e Antofagasta, onde pode haver o embarque para países asiáticos, com a utilização do oceano Pacífico.  


Fonte: SulNews







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