Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 01 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 04/02/2011
Apagão deixa ao menos sete Estados da região Nordeste às escuras
Compartilhar Notícia

Uma falha no fornecimento de energia deixou ao menos sete Estados da região Nordeste do país --Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba-- sem luz no fim da noite de quinta e início da madrugada desta sexta-feira, 04 de janeiro.


Por volta da 0h40 (horário de Brasília), internautas de diversas capitais da região começaram a relatar no Twitter que as cidades estavam completamente no escuro. O termo "apagão" entrou rapidamente na lista mundial de termos mais citados no microblog.


Na cidade de Fortaleza (CE), o apagão teve início à 0h30. Cidades do interior do Estado também ficaram sem energia. Segundo a Coelce --concessionária de energia no Estado-- a causa do apagão não foi originada no Ceará.


No Recife (PE), diversos bairros do centro e da zona norte da cidade também foram afetados pelo blecaute. A Celpe --concessionária de energia no Estado-- informou por meio de sua assessoria de imprensa que aguarda informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e diz que a companhia pernambucana não tem relações com o apagão.


Em Salvador (BA), a professora universitária Agnes Bezerra, 34, moradora do bairro Pituba, disse que dava medo de sair à rua devido à completa escuridão. "Eu já liguei para o meu pai que mora no bairro Stella Maris, próximo ao aeroporto de Salvador, e lá também falta energia."


O show da cantora Ivete Sangalo no Festival de Verão de Salvador, previsto para a meia-noite horário local (1h de Brasília), começou com 40 minutos de atraso devido à falta de energia. Os equipamentos do palco funcionaram com o auxílio de geradores.


Segundo informações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), divulgadas pelo jornal A Tarde, uma linha de transmissão entre Sobradinho (BA) e a cidade de Petrolândia (PE) saiu de operação, desarmando a substação da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. As usinas de Xingó e Paulo Afonso também teriam sido comprometidas.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por sua vez, ainda não se pronunciou a respeito do problema.


Pouco após as 2h (horário de Brasília) internautas relatavam nas redes sociais que a energia começava a voltar de forma instável em algumas cidades da região, como Maceió, Olinda, Salvador e Fortaleza.


Fonte: Folhaonline







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados