Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 01 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 03/02/2011
Naviraí: Prefeitura apresenta projeto de revitalização do Córrego do Touro
Compartilhar Notícia
Vice-prefeito Ronaldo Ronaldo Botelho apresenta ao MP projeto de revitalização de córrego (Foto: Divulgação)


Numa reunião realizada na manhã desta quinta-feira (03) o Vice-Prefeito de Naviraí, Ronaldo Botelho (PMDB), apresentou ao representante do Ministério Público (vara do meio ambiente), Luis Gustavo Camacho Terçariol o projeto que prevê a recuperação do córrego do touro. O município, através da gerência de desenvolvimento econômico deve, após obter a aprovação dos órgãos ambientais, buscar os recursos, calculados na ordem de R$ 1,6 milhões para a execução do projeto.


O córrego do touro corta todo o perímetro urbano da cidade, em regiões em que há um importante crescimento populacional. Na primeira etapa a revitalização deverá ocorrer em cerca de 1.600 metros lineares, nas duas margens, com construção de uma avenida (ligando as avenidas Amambaí a João Rigonato), limpeza do matagal lá existente e manutenção com o plantio de grama.


De acordo com o entendimento do Vice-Prefeito que também é engenheiro agrônomo, a proposta de recuperação e urbanização, no perímetro urbano, não deve ter a preservação das matas ciliares e nem mesmo a carceragem de 30 metros nas duas margens. “A manutenção de matas e o crescimento vegetativo facilitam a ação e permanência de vândalos, marginais e também fica exposta ás invasões” salienta Ronaldo. A idéia colocada em uma reunião realizada no MP foi segundo Ronaldo bem aceito por todos. “Agora vamos tentar tirá-la do papel” sugestiona. Ele garante ter encontrado aval do prefeito Zelmo de Brida, para defesa do projeto.


O Promotor Luis Gustavo Terçariol considera a formação da idéia interessante. Ele afirmou que, apesar de estar a frente da vara ambiental não é um técnico, mas que de inicio acha o projeto perfeito. “tenho só preocupação com as nascentes, mas parece que todo o cuidado está sendo tomado para preservá-las” destacou. A mesma opinião foi dada pelo presidente da ONG GEBIL, Heaticlif Horing, que também participou da reunião.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados