Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 04/10/2009
Homem e mulher é flagrados com 600 canários-da-terra
Compartilhar Notícia
Canários-da-terra eram transportados desde MS por casal (Foto: Marceloo Casal Jr)


Seiscentos canários-da-terra que estavam sendo transportados ilegalmente por um casal desde Campo Grande foram apreendidos na madrugada deste sábado na BR-060, perto de Brasília, Distrito Federal.


A apreensão é resultado de uma ação conjunta do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e PRF (Polícia Rodoviária Federal).


De acordo com informações do Ibama, o casal prestou depoimento na Polícia Civil e acompanhou os fiscais até o Cetas/Ibama para a lavratura de auto de infração e aplicação de multa por transporte ilegal de animal silvestre.


A pena prevista para o crime de transporte ilegal de animais silvestres sem autorização do órgão ambiental competente, é de seis meses a um ano de prisão, multa de R$ 500 por animal, além da apreensão do veículo e dos instrumentos utilizados no crime.


A punição vai depender da interpretação do juiz que for julgar o caso, pois levará ainda em consideração o patrimônio dos envolvidos.


Segundo o coordenador de Operações e Fiscalização do Ibama, Roberto Cabral Borges, o problema é que as penas terminam sendo abrandadas porque o legislador não diferenciou o traficante de animais silvestres daquele cidadão que, às vezes por desconhecimento, tem um único animal em casa.


"Com isso, o traficante se beneficia porque a lei trata de forma igual situações totalmente diferente. Está carregando 600 animais e é tratado da mesma forma penalmente que aquele cidadão que tem dois ou três passarinhos em sua residência", explicou.


Esta foi a segunda apreensão de pássaros sendo transportados de forma ilegal nesta semana em Brasília. Segundo o Ibama, no dia 26 de setembro foi descoberto o transporte de 459 canários-da-terra por três homens que já tinham passagem pela Polícia por crimes ambientais.


Fonte: Agência Brasil







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados