Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 02 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 24/01/2011
Naviraí: Aranav supera meta estabelecida para 2010
Compartilhar Notícia
Meta foi superada fechando o ano com 177.540 toneladas de embalagens vazias recolhidas (Foto: Jr Lopes)


A meta estabelecida pela Aranav (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí) de receber durante o ano de 2010 um total de 165 toneladas de embalagens de agrotóxicos para serem encaminhas a empresas recicladoras dos estados de São Paulo (95%) e Mato Grosso (5%), foi superada em mais de 12 mil toneladas. As embalagens são entregues pelos produtores rurais na Central de Recebimento, que é mantida pela Aranav, localizada no Km 04 da Estrada da Balsinha, em Naviraí.


A informação foi confirmada na terça-feira (18) pelo responsável técnico da Aranav, Wanderson França. Ele destacou que devido a conscientização dos agricultores aliada a fiscalização da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Polícia Militar ambiental e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), o número de embalagens de agrotóxicos que são encaminhadas a Aranav vem aumentando ano a ano.


Em 2007 foram encaminhadas para a Central de Recebimento, um total de 116.640 toneladas. No ano seguinte saltou para 143.240 toneladas, em 2009 foram recolhidas pouco mais de 148.330 toneladas e em 2010 o recorde foi batido quando os produtores dos municípios de Naviraí (maior parte), Itaquiraí, Eldorado, Jateí, Taquarussu, Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul entregaram 177.540 toneladas . “Para 2011 esperamos superar os números do ano passado e pretendemos atingir a marca do ano passado, já que a meta inicial é de 170.000 toneladas”, disse o responsável técnico pela Aranav, Wanderson França.


Os meses em que os produtores encaminham a maior quantidade de embalagens vazias de agrotóxicos até a Central vão de janeiro a maio, quando o fluxo se torna intenso especialmente pelos plantadores de soja. Para efetuar a entrega das embalagens é necessário que o agricultor faça agende. O agendamento é feito de segunda a sexta-feira, nos horários das 07 as 11 horas e das 12 as 17 horas. O agendamento pode ser feito pessoalmente na Central de Recebimento ou através do telefone (67) 9977 2485.
A Aranavi é uma entidade sem fins lucrativos mantida pela Associação de Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí e o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).


A associação foi fundada em 17 de julho de 2003 com o objetivo e a responsabilidade de promover o recolhimento e destinação de embalagens vazias de agrotóxicos.
São associadas a Aranav as seguintes empresas: Copasul, Via Campus, Agro 100, Comagran, Usinav, CVale, DCoil, Casa da Lavoura, Arroba, Camda, Angélica Agroenergia, Agromax, Cooperavi, Agropecuária Vale do Ivinhema, Casa do Produtor e Copagril.


Além de conscientizar o homem do campo com palestras e outros eventos educativos, a Aranav promove anualmente o Dia do Campo Limpo, quando crianças de escolas de Naviraí visitam a Central de Recebimento e participam de atividades culturais, cujo foco principal é a destinação correta das embalagens de agrotóxicos e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) no momento da aplicação de agrotóxicos nas lavouras.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados