Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 03/10/2009
Troca-troca partidário não muda bancada governista na Assembleia
Compartilhar Notícia

A debandada de deputados do PDT para o ninho tucano reconfigurou o quadro das bancadas na Assembleia Legislativa, mas não alterou a base de sustentação política do governador André Puccinelli, que mantém o apoio de 20 dos 24 parlamentares estaduais.


A diferença é que o PDT perdeu o status de bancada, por ficar com apenas um deputado, Antonio Braga, que no último momento 'amarelou' e decidiu permanecer no partido. Os deputados Ary Rigo e Onevan de Matos assinaram ficha no PSDB e o deputado Coronel Ivan se filiou ao DEM, que tinha apenas o deputado Zé Teixeira e agora ganha status de bancada.


Na nova configuração, no entanto, o Bloco Reformista Democrático aumentou, passando de cinco para sete deputados (cinco parlamentares do PSDB e dois do DEM). A filiação do deputado Márcio Fernandes, ex-PSDB, ao PT do B, permite que se crie um outro bloco. O Regimento Interno da Assembleia prevê que partidos com apenas um representante podem se unir em bloco, que tem status semelhante ao de bancada.


Como ficam as bancadas


Após a dança das filiações, em razão do prazo do calendário eleitoral que exige período mínimo de um ano de filiação a quem pretende concorrer eleição, o PMDB segue na liderança com oito deputados – Jerson Domingos, Youssif Domingos, Celina Jallad, Marquinhos Trad, Diogo Tita, Junior Mochi, Akira Otsubo e Maurício Picarelli -, seguido pelo PSDB – Reinaldo Azambuja, Professor Rinaldo, Dione Hashioka, Ary Rigo e Onevan de Matos.


O PT, único partido de oposição ao governo, passa a ser a terceira força parlamentar na Assembleia Legislativa, mantendo os deputados Paulo Duarte, Amarildo Cruz, Pedro Teruel e Pedro Kemp. Em seguida, vem o PR, com Londres Machado, Paulo Corrêa e Antonio Arroyo.


No DEM, continua o deputado Zé Teixeira, agora com a companhia do deputado Coronel Ivan, que foi eleito pelo PSB e teve rápida passagem pelo PDT. Também com apenas um deputado, Márcio Fernandes, o PT do B passa a ter representação na Assembleia Legislativa.


Todos os deputados são candidatos à reeleição, exceto Reinaldo Azambuja (PSDB), que vai concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, e Celina Jallad (PMDB), que deve ser indicada para o Tribunal de Contas do Estado. O deputado Antonio Braga, que voltaria ao PMDB para concorrer a uma vaga de deputado federal, depois de decidir permanecer no PDT, não confirmou seu rumo eleitoral.


Fonte: Edmir Conceição (TV Morena)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados