Após o recesso de fim de ano, o Novo Basquete Brasil volta à quadra nesta sexta-feira e, logo de cara, põe quatro cachorros grandes para medir forças dentro da quadra. Em São Paulo, o Pinheiros faz uma breve pausa na decisão do Estadual e recebe o líder Brasília, com transmissão do SporTV. Do outro lado da ponte aérea, o Flamengo estreia seu novo treinador diante do Joinville, que também briga na elite do campeonato.
Outras cinco partidas completam a 12ª rodada, todas às 20h: Paulistano x Uberlândia, Assis x Limeira, Bauru x São José, Vila Velha x Araraquara e Vitória x Franca. No domingo, as equipes voltam à quadra para mais uma rodada. Nos 12 jogos haverá eliminatórias para o Desafio dos Três Pontos do Jogo das Estrelas, marcado para 28 de janeiro, em Franca. Um jogador de cada time vai arremessar 25 bolas em 45 segundos. Os quatro melhores avançam para a festa.
O Pinheiros perdeu o primeiro jogo da final do Paulista para o Limeira e, mais que isso, perdeu ainda o ala-pivô Olivinha, machucado. Ele não enfrenta o Brasília nesta sexta. A equipe do técnico João Marcelo Leite tem cinco vitórias em sete jogos e espera aproveitar o fato de jogar em casa.
- Temos de entrar empenhados em quadra para fazer valer o fato de jogarmos aqui no Pinheiros. Os jogadores têm de mostrar superação, garra e muita vontade para superarmos o Brasília, que é um adversário duríssimo, e a ausência de uma peça importante como o Olivinha – afirmou João Marcelo.
O Brasília, líder do campeonato, seis vitórias em sete partidas. Guilherme Giovannoni quer aproveitar o cansaço do rival.
- É um jogo muito difícil, contra uma equipe que foi montada para vencer, mas temos que aproveitar o desgaste deles para tentar uma vitória, mesmo atuando fora de casa. O nosso time está bem, já que trabalhou muito forte para voltar bem ao NBB – disse Guilherme.
Fla recebe o Joinville
Com cinco vitórias em seis jogos, o Flamengo atua em casa, no ginásio do Tijuca, e promove a estreia do técnico argentino Gonzalo Garcia, que substitui Paulo Chupeta. O time carioca festeja as 100 partidas de Jefferson com a camisa rubro-negra e uma possível marca pessoal de Marcelinho Machado, que precisa de apenas oito pontos para chegar aos 5 mil pelo clube.
- Fico orgulhoso em ver que esses números vão surgindo, pois esta é parte da minha contribuição ao time. Essas marcas reforçam minha ligação com o Flamengo – diz Marcelinho.
Do outro lado da quadra estará o Joinville, com seis triunfos e duas derrotas.
- São esses jogos que podem fazer a diferença lá na frente e nos colocar numa posição melhor na tabela. Acho que temos treinado bem e estamos preparados para jogar de igual para igual contra qualquer equipe – diz o armador André.
Fonte: globoesporte.com