A Fiat fechou 2010 na liderança do mercado brasileiro pelo nono ano, com 22,84% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves, seguida por Volkswagen (20,95%), GM (19,75%) e Ford (10,10%), segundo a Fenabrave (federação das concessionárias).
A montadora italiana disse em dezembro que abrirá a segunda fábrica no país, em Pernambuco, com investimentos de R$ 3 bilhões.
Outro destaque no ranking foi a coreana Kia, que não tem planta no Brasil. A participação da marca nas vendas dobrou de 2009 para 2010, atingindo 1,64% e subindo uma posição, para a 11ª.
O Gol, da Volkswagen, foi o automóvel mais vendido pelo 24º ano consecutivo, à frente do Uno, da Fiat.
Sobre a declaração do presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, de que montadoras teriam inflado as vendas para garantir participação de mercado, Cledorvino Belini disse que "a Anfavea não fala dessas questões, em termos comerciais das empresas’’.
A estratégia consiste em fazer o licenciamento em nome de frotistas, por exemplo, e depois revender os carros como usados.
Fonte: Folha Online