Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 06/01/2011
Naviraí se mobiliza para evitar epidemia de dengue
Compartilhar Notícia
Moradores devem acabar com locais onde o mosquito possa se proliferar (Foto: Divulgação)


O município de Naviraí mobiliza toda a população para os devidos cuidados para uma nova epidemia de dengue. Neste período chuvoso as chances de uma nova proliferação do mosquito aumentam. Dados da saúde do município mostram que entre 2009 e 2010 foram 1.300 casos notificados de dengue, deste total mais de 950 foram confirmados.
“Temos que nos prevenir para que no início de 2011 não tenhamos o número de casos que tivemos no início do ano passado. Conseguimos atravessar essa grande epidemia sem registrar nenhum óbito”, alerta a gerente de Saúde de Naviraí Sônia Kamitani.


A gerente lembra que é muito importante que todos façam a sua parte. Ela ressalta que o poder público sozinho não consegue fazer o controle do mosquito da dengue. Para ela, os moradores têm que cuidar dos seus quintais, verificando toda a situação que possa estar acumulando água limpa e parada. Sônia lembra que o mosquito da dengue não precisa de bastante água. Uma pequena quantidade já oferece condição para o criadouro do mosquito.


“É importante verificar vasos florais e embalagens plásticas, pois essas são as situações que temos mais encontrado água com criadouro do mosquito. Vamos mobilizar toda a população para realizar esta “tarefinha” de cada um cuidar de sua casa para que nós passemos este verão de 2011 com mais tranqüilidade com relação à dengue”, informa Sônia.


A gerente destaca ainda para os devidos cuidados em deixar os quintais vazios. Segundo ela, em alguns casos os moradores saem em viagem e esquecem os quintais abandonados. “Muitas pessoas viajam de férias e ai também mora o perigo. Antes de viajar, dê uma revisada em todo o quintal, veja se não tem nenhuma vasilha de cachorro, vaso floral, garrafa pet jogada no quintal, pois estando ausente os agentes de saúde não podem entrar dentro do quintal para cuidar dessa situação. É importante que toda a água acumulada seja eliminada.”, orienta Sônia.


Outro fato abordado por Sônia foi o grande fluxo de pessoas neste fim de ano na cidade.


“Pessoas vêem de outra cidade doentes (contaminadas pela dengue), tendo o mosquito para transmitir para a pessoa sadia, é ai que começa a epidemia de dengue”, observa.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados