A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou hoje que vai estender a operação de fim de ano até sexta-feira nos aeroportos em Guarulhos e Congonhas, na Grande São Paulo, Antonio Carlos Jobim (Galeão) e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Brasília. Juntos eles respondem por cerca de 50% do movimento de passageiros no País e aproximadamente 95% das aeronaves das principais empresas aéreas passam por pelo menos um desses terminais todos os dias.
A operação, que começou em 17 de dezembro, deveria terminar ontem. Segundo a agência, o motivo para prolongar a duração é o grande fluxo de passageiros retornando das festas de fim de ano.
Hoje, até as 17 horas, 27,4% dos voos domésticos programados partiram com atraso e 5,6% foram cancelados. Entre as operações internacionais, 30% tiveram atrasos e 5,4% foram canceladas. As companhias com maior porcentual de atrasos são TAM (50,6%) e Webjet (41,7%), de acordo com dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), estatal que administra os aeroportos.
Em comunicado, a Anac informou que continuará fiscalizando o cumprimento da assistência devida aos passageiros, que deve ser prestada pela companhia aérea mesmo quando as razões de atrasos e cancelamentos sejam problemas meteorológicos. Se não receberem o atendimento devido, os consumidores podem registrar manifestações na Anac, 24 horas por dia, pelo telefone gratuito 0800 725 4445 ou pelo site www.anac.gov.br.
Estabilidade
A agência afirmou ainda que no mês de dezembro de 2010 foram realizadas 80.400 decolagens de voos domésticos e internacionais, o que representa um aumento de 12,3 mil voos em relação a dezembro do ano anterior - crescimento de 18%.
Segundo a Anac, os atrasos se mantiveram "praticamente estáveis": o índice de atrasos acima de 30 minutos foi de 18,2% em dezembro de 2009 e, em dezembro de 2010, de 21,1%. Os atrasos acima de 60 minutos foram registrados em 8% no mês de dezembro e o índice de cancelamentos se manteve em 5%.
Os dados finais sobre movimento de passageiros ainda não estão disponíveis, mas a expectativa é de que cerca de 14 milhões de pessoas tenham embarcado e desembarcado nos aeroportos brasileiros em dezembro de 2010, ou seja, 1,5 milhão a mais do que no mesmo mês de 2009.
Fonte: Estadão