Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 30/09/2009
Naviraí: Saúde capacita médicos e enfermeiros
Compartilhar Notícia
Profissionais durante a capacitação em Naviraí (Foto: Divulgação)


Os exames de proteção a gestante como a triagem pré-natal, foi tema de um dia de capacitação realizada na última semana em Naviraí. O evento realizado no auditório da Câmara de Vereadores teve como palestrantes os doutores Rivaldo Venâncio e Márcia Dal Fabro (Iped/Apae),  sendo destinado a médicos e enfermeiros do município e da microrregião.


A capacitação, incentivado pela Prefeitura, através da Gerência de Saúde, objetivou ainda o fortalecimento do programa de proteção a gestante. O programa é pioneiro no estado e colocou 19 exames de doenças que podem ser transmitida da mãe para o feto.


Na capacitação foi feita uma análise geral do programa, com apresentação de dados sobre casos detectados, a condução destes casos e orientação sobre tratamento. De acordo com a gerente de saúde da Prefeitura Sônia Kamitani, o encontro serviu para qualificar mais uma vez os servidores visando melhorar ainda mais o atendimento ás pessoas. “Naviraí tem investido bastante nessa área” garante, ao ressaltar que saúde é gente cuidando de gente.


“Não basta se adquirir modernos equipamentos, construir unidades, ampliando a estrutura física se não investir na qualificação dos profissionais” disse Sônia, mencionando que treinamentos desta natureza são fundamentais para que os servidores estejam atualizados e com condutas padronizadas.


Proteção à Gestante


O Programa de Proteção à Gestante consiste em três etapas: a realização da Triagem Pré-Natal, a confirmação do diagnóstico e o acompanhamento e tratamento das gestantes de todo o município.


Os exames de triagem pré-natal são de extrema importância para uma gestação segura, pois através dele é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem atingir a mãe e o bebê como doenças, infecções ou disfunções, que detectadas precocemente possibilita um tratamento com maior êxito.


Os exames e as consultas realizados pelo Iped/Apae, permitem identificar e tratar doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a Aids e a Sífilis.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados