Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 30/12/2010
Final de ano deve ter descanso e estudo para vestibulando
Compartilhar Notícia

Bruno de Souza, 21, tenta uma vaga em história na USP e, por isso, enfrenta em janeiro a 2ª fase da Fuvest. Os poucos dias que ele tem de folga até lá --as provas vão de 9 a 11 de janeiro-- serão aproveitados jogando capoeira, duas vezes por semana.


"É bom para relaxar, ajudar a diminuir a pressão do vestibular", diz ele.


Mariana Favoretto, 19, que tenta medicina na Fuvest, tem a mesma opinião: "Tem que fazer algo para esquecer os livros um pouquinho".


Só um pouquinho mesmo, já que ela não vai abandonar totalmente os estudos, mesmo passando o fim de ano na praia. "Vou estudar umas duas horas [por dia]. E tocar um pouco de violão, algo de que gosto muito."


Dividir o tempo entre estudo e descanso é uma das indicações que psicólogos dão a quem ainda não encerrou a maratona de vestibulares.


"Mas não tem muita regra, depende do ritmo de cada estudante. Se ele acha que pode parar totalmente, então para. O que não pode é ficar em cima do muro", diz a psicóloga Rosane Levenfus.


Célio Tasinafo, professor do Cursinho do Estudante, de Campinas, recomenda que seus alunos descansem até o Ano-Novo. "É importante aproveitar as festas, descansar e não ficar longe da família. Depois desse período, até as provas, também não vale estudar de forma estafante."


Fonte: UOL







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados