Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 30/12/2010
Naviraí: Juiz determina que sem terra deixem fazenda invadida em 24 horas
Compartilhar Notícia
O termino do prazo vai até ás 18 horas desta quinta-feira (30) (Foto: Umberto Zum)


O juiz de plantão Mauricio Santos, da cidade de Sete Quedas, que está respondendo pela região entre as cidades de Sete Quedas e Naviraí, esteve na tarde ontem reunido com lideres dos Sem Terras que estão acampados dentro da fazenda Paquetá, na estrada que liga a fazenda a rodovia MS 141 em Naviraí.


O juiz foi até o local onde está ocupado por cerca de 500 famílias de Sem Terras, desde segunda-feira dia 27, para determinar a retirado dos mesmos num prazo de 24 horas, tendo o termino do prazo ás 18 horas desta quinta-feira (30)


Em conversa com os lideres os juiz explicou que na fazenda Paquetá já existe uma determinação judicial denominada interdito proibitório, impedindo assim a invasão da fazenda. O juiz disse ainda  que a não retirado das famílias do local implicará em um mandato de reintegração de posse, que será comprido caso seja desobedecido o prazo imposto, por forças policiais. O juiz explicou que se o local for dado como área invadida, a fazenda ficará por 2 anos como uma área imprópria para realização de assentamento.


O sem terras disseram ao juiz que nao invadiram a fazenda e que entraram na mesma para se protegerem, já eu no último dia 23, uma carreta ao passar pela ponte provisória sobre o rio Kuraupai , veio a perder o controle e quase atingindo cinco barracos do sem terras que estão acampados a beira da rodovia MS 141.


Segundo os sem terras eles, sabem que estão em uma arena de reserva legal, mais nem sequer um galho verde está sendo retirado do local. Os sem terras alegam também que a estrada dentro da fazenda é uma estrada municipal e que eles podem ficar no local. Ao todo quatro grupos ligados a Fetagri com cerca de 500 famílias estão montado seus barracos dentro da fazenda, mais segundo os lideres o número pode aumentar para mais de 900 famílias.


Fonte: TanamidiaNaviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados