Página Inicial | SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Andrey Vieira dia 29/12/2010
Supercomputador do Inpe deve beneficiar o agronegócio
Compartilhar Notícia
Equipamento aumenta em mais de 50 vezes a precisão dos cálculos e garante previsões do tempo mais confiáveis (Foto: Arquivo)


Um supercomputador que deve beneficiar a agricultura no Brasil foi inaugurado nesta terça, dia 28, no interior de São Paulo. O equipamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aumenta em mais de 50 vezes a precisão dos cálculos e garante previsões do tempo mais confiáveis.


O supercomputador custou R$ 48 milhões e é a terceira melhor máquina para uso meteorológico do mundo. Apesar de ter sido inaugurada nesta terça, começa a funcionar a partir da próxima semana.


Em apenas um minuto, o supercomputador faz a previsão do tempo para um dia, enquanto um computador normal levaria uma semana. Prever as condições do clima para a próxima estação leva uma hora e meia, enquanto com outra tecnologia demoraria até dois anos. Tudo isto porque a máquina realiza 258 trilhões de cálculos por segundo. Os resultados são dados e previsões cada vez mais confiáveis.


A nova tecnologia aumenta o nível de detalhamento  das áreas, garante maior velocidade e informações mais precisas. Os riscos de erros diminuem e a agricultura pode se preparar melhor para enfrentar as mudanças climáticas.


– A previsão de médio prazo também vai ser melhor na próxima safra e, nos próximos três meses do Brasil, nós vamos saber melhor se há eventos de seca, onde poderá ficar acima da média. Então vai melhorar e todos estes dados vão estar disponíveis no site do Inpe – diz o diretor do Inpe, Gilberto Câmara.


Os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais afirmam que o novo equipamento deve ajudar na prevenção de tragédias causadas por fenômenos climáticos. Eventos como a enchente de 2008 e o ciclone que atingiu Santa Catarina em 2004 seriam previstos com maior antecedência e precisão.


Para o Inpe, as mudanças vão ser graduais e devem beneficiar o produtor rural brasileiro.


– Este novo supercomputador é um reforço para a previsão dos próximos meses.  Tentar justamente prever para a próxima estação quais serão os períodos mais chuvosos, mais secos de que forma a chuva estará distribuída ao longo desses meses. Em alguns casos a previsão será bem sucedida em outros não. A previsão de longo prazo tem mais chance de ter sucesso e mais difícil errar supercomputador – diz o coordenador substituto do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Primários (Cepet) do Inpe, Marcelo Seluchi.


Fonte: Canal Rural







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados